Lamentável
Água suja invade praia de Copacabana durante temporal; vídeo
As ondas também foram atingidas pela sujeira
Moradores e frequentadores da praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, se depararam, nesta quarta-feira (4), com uma "língua negra", uma grande mancha de água suja e preta, na altura do posto 6.
A água escura se estendia pela areia, criando um rastro visível que seguia em direção ao mar. As ondas também foram atingidas pela sujeira, que tomava conta da orla e se alastrava em direção à Baía de Guanabara.
Imagens e vídeos começaram a circular nas redes sociais, mostrando a situação. Os relatos indicam que a mancha é acompanhada de um odor forte e desagradável.
"Abriu uma vala aqui. O pessoal saiu correndo para guardar as coisas, mas está com uma mancha bem forte", disse uma mulher enquanto fazia uma gravação.
O que dizem as autoridades
A Fundação Rio-Águas informa que, na altura da Rua Souza Lima, em Copacabana, há uma saída de galeria de drenagem que durante fortes chuvas pode desaguar para a praia, quando excede sua capacidade. E que o esgotamento sanitário da região é de competência da concessionária Águas do Rio.
Procurada, a Águas do Rio reforçou que o fato foi motivado pelo escoamento de água de chuva com a presença de efluentes diluídos, resíduos de borracha e de asfalto e sujeira de vias públicas.
"Isso ocorreu em virtude do grande volume de chuva registrado na Zona Sul do Rio na manhã desta quarta-feira (4)", explicou.
A companhia destaca que houve redução considerável desse tipo de evento, principalmente após a limpeza do Interceptor Oceânico, túnel de 9 km de extensão responsável por coletar grande parte do esgoto da Zona Sul. Recentemente, cerca de 3 mil toneladas de resíduos foram retiradas dessa estrutura.
"Para reduzir o impacto desse tipo de ocorrência, a Águas do Rio realiza ações de fiscalização contra o despejo irregular de esgoto em galerias pluviais, além de promover o diálogo contínuo com a população e ações voltadas à educação ambiental", finaliza.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!