100 quilos
Alimentos vencidos em restaurantes são descartados no Rio
Fiscalização foi realizada em 68 estabelecimentos comerciais

Cerca de 100 quilos de alimentos impróprios ao consumo em restaurantes do Rio, entre vencidos e sem especificação quanto à data de manipulação e validade, foram descartados durante fiscalização de agentes da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon) e o Procon-RJ realizada esta semana.
Segundo os órgãos, a fiscalização foi realizada ainda em lojas de cosméticos, de departamentos e de roupas, para averiguar possíveis infrações nas compras do "Dia das Mães". Ao todo, 68 estabelecimentos foram fiscalizados nas Zonas Norte e Oeste carioca, em São Gonçalo e Niterói, com 55 autuados.
No restaurantes, os fiscais também encontraram estruturais, como pisos e ralos quebrados nas cozinhas e câmaras resfriadas e congeladas.
"Nesses períodos, o volume de compras aumenta, e os riscos para o consumidor também crescem. É essencial planejar, pesquisar preços e desconfiar de ofertas milagrosas', alerta o secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca,
Para orientar o consumidor antes de comprar o presente para o "Dia das Mães", a Sedcon e o Procon-RJ dão algumas dicas. São elas: planeje com antecedência; pesquise preços em diferentes canais; avalie a reputação da loja; exija e guarde a nota fiscal e leia atentamente embalagens, etiquetas e manuais.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!