Ocupação
Após barricadas e confusão, Uerj retoma aulas no Maracanã
Nesta quinta, houve quebra-quebra em protesto de estudantes
As aulas e demais atividades da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), no campus Maracanã, serão retomadas nesta sexta-feira (16), segundo garantiu a reitoria.
Isso ocorre após a realização do Fórum de Direções das Unidades Acadêmicas na tarde de quinta-feira (15), após um tumulto entre alunos e servidores.
Leia+: Quebra-quebra em ocupação de alunos da Uerj; vídeo
Desde 26 de julho um grupo de estudantes ocupa a reitoria em protesto contra mudanças nas regras para a concessão de bolsas e auxílios de assistência estudantil para alunos da graduação.
Os ânimos se acirraram quando, na quarta-feira (14), os estudantes estenderam a ocupação também ao Pavilhão João Lyra Filho, principal prédio do campus Maracanã. Com bancos e cadeiras, os estudantes montaram barricadas para impedir o acesso ao prédio.
O conflito ocorreu na desocupação desse pavilhão. Segundo relatos de estudantes, houve truculência por parte dos servidores e seguranças que buscavam a desocupação. Já a universidade afirma que o processo foi pacífico.
De acordo com a Uerj, seguranças terceirizados e servidores retiraram as barreiras das entradas e liberaram o prédio, inclusive as salas de aulas. As salas da reitoria continuam ocupadas pelos estudantes.
Pela segurança de funcionários, alunos e pessoas que transitam no campus, os portões só serão reabertos logo mais, com a retomada das atividades.
"Com grupos divergentes à frente da ocupação e sem uma liderança constituída com base nas entidades representativas dos estudantes, a Reitoria segue procurando o diálogo", disse a Universidade em nota.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!