Decola!
Artista mirim de Madureira vai expor quadros em Paris
Sophia Helena, de 10 anos, vem aperfeiçoando o talento
"O seu nome é doce dizer, Madureira, lá laiá", já dizia Arlindo Cruz. Berço de artistas, o tradicional bairro da Zona Norte do Rio agora conta com mais uma integrante para o seu 'Hall da Fama': Sophia Helena, de 10 anos.
Se descobrindo no mundo das pinturas em tela, a pequena artista que costuma pintar paisagens, animais e artes abstratas com tinta acrílica, vai expor no Carrousel du Louvre, em Paris.
A exposição vai acontecer outubro do ano que vem
O talento, descoberto aos 6 anos pela professora na escola, evoluiu tão rápido nesse pequeno espaço de tempo que, nesta sexta-feira (8), ela recebeu o convite especial.
"Passamos por um processo seletivo com a empresa Vivemos Arte, e Sophia foi selecionada, o convite saiu agorinha com a entrega do selo para a exposição", conta orgulhosa a mãe Daniele Moreira, funcionária pública de 44 anos.
Mas quem é Sophia?
"Meu nome é Sophia Helena Moreira de Oliveira, vou contar para vocês como iniciei minha carreira", se apresenta a pequena artista.
Filha de uma advogada e um policial, o talento mirim destaca que nunca teve envolvimento com o mundo artístico. Quando estava no pré II, aos 6 anos de idade, a professora Débora percebeu que Sophia tinha um talento que precisava ser amadurecido, com chances de se tornar algo maior.
Com 9 anos pedi à minha mãe para me colocar numa aula de pintura a conselho de uma amiga da minha mãe e no primeiro dia comecei um quadro, minha primeira tela A casa de Friburgo. Minha professora e os outros alunos ficaram espantados com o meu talento
Segundo Sophia, pintar é a forma que ela encontrou de expressar o que está sentindo e transferir para as telas em branco. Para os pais babões, a viagem para Paris é um marco na história de Sophia, que está apenas começando.
"Não temos ligação com o mundo da arte, estamos descobrindo tudo juntos, passando pelos projetos e desafios juntos. Tivemos que fazer uma imersão nesse mundo para ajudá-la. Estamos muito felizes e orgulhosos da carreira dela. Em uma palavra, resumo que é recompensador!", diz Daniele.
A exposição vai acontecer em outubro do ano que vem, você pode acompanhar a tragetória pelo Instagram da Sophia.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!