Logo Enfoco


    Mudança

    Autoestrada Lagoa-Barra ganha faixa exclusiva para motociclistas

    Outros veículos poderão cruzar a faixa para trocar de pista

    Publicado 16/08/2024 às 19:39 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    A decisão de criar a motofaixa vem em resposta a dados preocupantes sobre a segurança no trânsito
    A decisão de criar a motofaixa vem em resposta a dados preocupantes sobre a segurança no trânsito |  Foto: Reprodução/CET-Rio

    A partir da próxima segunda-feira (19), os motociclistas terão uma nova alternativa de trânsito na Autoestrada Lagoa-Barra, na Zona Sul do Rio. A Prefeitura do Rio anunciou a implementação de uma faixa exclusiva para motos, com o intuito de melhorar o fluxo de tráfego e reduzir os acidentes envolvendo motocicletas.

    A nova faixa será localizada no trecho em São Conrado, sentido Lagoa, e terá uma extensão de dois quilômetros. A faixa será delimitada com sinalização azul e estará situada entre as duas faixas já existentes, começando 80 metros após a Rua Princesa Diana de Gales e terminando 40 metros antes do Viaduto Mestre Manoel. A pintura da faixa será realizada no período de domingo (18) para segunda. 

    Embora a faixa seja destinada especialmente para motociclistas, o uso não será obrigatório. Outros veículos poderão cruzar sobre a faixa para trocar de pista. No entanto, a velocidade máxima permitida na nova motofaixa será de 60 km/h, mesma velocidade limite para os carros. Nos demais trechos da autoestrada, o limite de velocidade permanece em 80 km/h.

    A decisão de criar a motofaixa vem em resposta a dados preocupantes sobre a segurança no trânsito. Segundo a Prefeitura, aproximadamente 600 motocicletas circulam por hora na Autoestrada Lagoa-Barra, representando 20% do fluxo total. Além disso, 44% das vítimas de acidentes na via são motociclistas e passageiros de motos, conforme informações da CET-Rio.

    As estatísticas também indicam que 41,9% das motocicletas se envolvem em situações perigosas, como mudanças de faixa imprudentes e deslocamento pelo acostamento ou entre os carros, de acordo com imagens capturadas por câmeras de monitoramento.

    A escolha da Autoestrada Lagoa-Barra para a implementação da primeira faixa exclusiva para motociclistas da cidade se baseia na alta frequência de acidentes, nas amplas pistas e na proximidade com a base da CET-Rio, facilitando a supervisão e controle da nova medida.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Pesquisa descobre nova variante do HIV no Rio; saiba mais

    Próximo artigo
    >

    Atleta de SG diz que sofreu preconceito ao ter visto negado aos EUA

    Relacionados em Rio