Que situação!
Bares e 'japa' fechados no Rio por sujeira e comida imprópria; fotos
Baratas e fezes de rato estão entre achados em operação

Uma blitz de choque sanitário e de ordenamento urbano caiu sobre Botafogo, na Zona Sul do Rio, na noite desta sexta-feira (5). A Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) e o Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio) interditaram dois bares e um restaurante japonês após encontrarem baratas, fezes de roedores e alimentos estragados em cozinhas, áreas de preparo e estoques. Ao todo, 11 estabelecimentos foram fiscalizados e 10 multas, de cerca de R$ 4 mil cada, foram aplicadas.

A ação começou por volta das 18h nas ruas Voluntários da Pátria e Nelson Mandela, um dos principais pontos de bares e restaurantes do bairro. Só na operação, 430 kg de alimentos impróprios para consumo foram inutilizados.
Segundo as equipes, eles estavam mal armazenados e com aparência e cheiro alterados. Os três estabelecimentos só poderão reabrir após fazer adequações estruturais e cumprir exigências sanitárias.

Além da sujeira e da presença de pragas, os fiscais também miraram a ocupação irregular das calçadas com mesas e cadeiras. A orientação é clara: bares podem usar o passeio, mas devem deixar 1,5 metro livre para a circulação de pedestres. Muitos comerciantes foram avisados para recolher o mobiliário colocado de forma indevida.
“Faremos ações frequentes em pontos com grande concentração de bares. A ação da prefeitura é muito importante, mas esse tema de ocupação irregular do passeio passa pela conscientização do cidadão. O Rio tem essa característica. Os bares são grandes pontos de encontro de amigos ou famílias. Mas precisamos nos divertir sem ferir o direito do outro. A legislação precisa ser respeitada. Além disso, essa atuação integrada com o IVISA-Rio tem como grande objetivo oferecer uma segurança alimentar e sanitária para a população carioca”, destaca o secretário municipal de Ordem Pública, Marcus Belchior.

A prefeitura lembra que o uso de mesas e cadeiras na calçada só é permitido para estabelecimentos com licença e pagamento da TUAP (Taxa de Uso de Área Pública), e sempre mantendo o corredor livre para os pedestres, conforme o Decreto Municipal nº 53.649, de 05 de dezembro de 2023.
Nos últimos 50 dias, a SEOP já aplicou 276 multas em bares e restaurantes por irregularidades, muitas delas pelo uso irregular das calçadas. A operação desta sexta contou com apoio da Guarda Municipal e equipes da Subsecretaria de Operações.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

