Logo Enfoco


    Segurança

    Biometria facial começa a ser usada nas barcas da Praça XV

    Medida visa acabar com fraudes no Bilhete Único

    Publicado 29/09/2025 às 7:45 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Ação faz parte de um esforço contínuo para melhorar o controle dos benefícios dados pelo governo
    Ação faz parte de um esforço contínuo para melhorar o controle dos benefícios dados pelo governo |  Foto: Divulgação

    A partir desta semana, quem passar pela estação das barcas na Praça XV já vai notar uma novidade: a instalação da biometria facial, tecnologia que vai ajudar a evitar fraudes e o uso irregular do Bilhete Único Intermunicipal (BUI).

    A Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), junto com o consórcio Barcas Rio e a Mais.Mobi, começou a implementar essa novidade nesta segunda-feira (29), que em breve vai chegar a todas as estações do sistema aquaviário do Rio.

    Essa tecnologia antifraude já está presente em outros meios de transporte intermunicipais, como as vans, onde já cobre cerca de 80% do sistema.

    Só neste ano, a biometria facial ajudou a economizar R$ 1,7 milhão aos cofres públicos, identificando 2,5 milhões de fraudes e bloqueando ou cancelando mais de 85 mil cartões usados de forma irregular.

    Bilhete Único garante integração entre vários transportes
    Bilhete Único garante integração entre vários transportes |  Foto: Divulgação

    O BUI garante integração entre vários transportes por apenas R$ 8,55, e a ideia é proteger quem realmente tem direito.

    “A biometria facial é um excelente recurso para coibir fraudes. Além de assegurar o pleno funcionamento para quem realmente têm direito ao benefício concedido pelo Governo do Rio, a tecnologia garante mais segurança, transparência e eficiência para todos os envolvidos: passageiros, operadores e Estado”, explicou a secretária de Transporte e Mobilidade Urbana, Priscila Sakalem.

    Essa ação faz parte de um esforço contínuo para melhorar o controle dos benefícios dados pelo governo. O trabalho foi reforçado com o Grupo de Trabalho criado para cuidar do sistema de bilhetagem eletrônica, segundo o Decreto 49.651/2025.

    É importante lembrar que o Bilhete Único Intermunicipal é intransferível. Ou seja, não pode ser emprestado, vendido ou negociado. Quem for pego usando de forma irregular pode perder o benefício ou a gratuidade. No caso de quem usa vale-transporte da empresa onde trabalha, pode até perder o emprego e enfrentar problemas na Justiça por fraude.

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Enfoco - Informação de Verdade

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Próximo artigo
    >

    Luto no jornalismo esportivo: morre Paulo Soares, o Amigão

    Relacionados em Rio