Logo Enfoco


    Chamas

    Bombeiros apagam mais de 330 incêndios em 24h no Rio

    As equipes utilizaram viaturas especializadas

    Publicado 14/09/2024 às 11:10 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Helicóptero dos bombeiros combatendo focos de incêncdio
    Helicóptero dos bombeiros combatendo focos de incêncdio |  Foto: Lucas Alvarenga

    O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro conseguiu extinguir mais de 330 focos de incêndios florestais em todo o estado somente na sexta-feira (13). A operação, que envolveu uma combinação de esforços terrestres e aéreos, destacou o uso de tecnologias avançadas e a coordenação intensiva para enfrentar o desafio.

    Para combater os incêndios, a corporação empregou uma variedade de recursos de ponta. As equipes utilizaram viaturas especializadas equipadas com materiais específicos para combate a incêndios em vegetação, drones com câmera térmica para monitoramento das áreas afetadas e aeronaves com capacidade para transportar até 1.200 litros de água, permitindo ataques diretos aos focos em locais de difícil acesso.

    O secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Tarciso Salles, supervisionou as operações a partir do Gabinete de Gestão de Crise no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) no Centro do Rio de Janeiro. O CICC opera 24 horas por dia, monitorando as condições meteorológicas e os chamados para o 193, garantindo uma resposta rápida e eficaz às ocorrências.

    O coronel destacou que o governo do estado investiu mais de R$ 1 bilhão na corporação, dos quais R$ 115 milhões foram direcionados especificamente para o reforço operacional no combate a incêndios florestais. O CBMERJ, que agora conta com o maior efetivo do país e com viaturas e equipamentos de última geração, já atendeu mais de 16.500 ocorrências de fogo em vegetação este ano, um aumento de 95% em relação ao mesmo período do ano passado.

    Entre as novas ferramentas utilizadas estão motobombas portáteis, abafadores, bombas costais, foices, enxadas, enxadões, pás de campanha e tanques flexíveis com capacidade para 25 mil litros, que permitem o abastecimento de água pelos helicópteros da corporação. Adicionalmente, foram adquiridos itens como motosserras, afiadores de corrente, sopradores, bombas costais e kits para atividades em montanha.

    A corporação conta atualmente com dois Grupamentos de Socorro Florestal e Meio Ambiente (1° e 2° GSFMA), localizados no Alto da Boa Vista e em Magé, especializados no atendimento a incêndios florestais, que são mais comuns durante o período de estiagem entre maio e outubro. Durante esta época, a Operação Extinctus é ativada para reforçar o efetivo com Guarnições de Combate a Incêndio Florestal (GCIFs).

    Além disso, a Secretaria de Estado de Defesa Civil (SEDEC-RJ) possui o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ), que monitora as condições climáticas e meteorológicas em tempo real e divulga mapas de risco de incêndios florestais para todo o estado.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Meia tonelada de barbatanas de tubarão é apreendida pelo Ibama

    Próximo artigo
    >

    Rockão in Niterói: cachorros fantasiados brilham em desfile

    Relacionados em Rio