Logo Enfoco


    Rio

    Bombeiros extinguiram mais de 1 mil incêndios florestais no Rio

    Corporação atua 24 horas no combate às chamas

    Publicado 15/09/2024 às 10:26 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    São mais de 1.100 militares à disposição nos quartéis de todo o Estado
    São mais de 1.100 militares à disposição nos quartéis de todo o Estado |  Foto: Lucas Alvarenga

    O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro extinguiu mais de 1 mil incêndios florestais, em todo o Estado do Rio de Janeiro, desde a criação do Gabinete de Gestão de Crise, na última quinta-feira, dia 12 de setembro.

    Em números absolutos, até às 8h deste domingo (15.), já tinham sido eliminados 1.099 dos 1.116 focos registrados nos últimos três dias. Só nas primeiras horas deste domingo (15.09), os militares já foram acionados para 22 novas ocorrências de fogo em vegetação. Dessas, 15 foram encerradas.

    "O trabalho não para. O Governo está empenhado 24 horas no combate às chamas, com militares do Corpo de Bombeiros e agentes da Secretaria do Ambiente atuando de forma integrada", destacou o governador Cláudio Castro, que determinou o fechamento de todas as 40 unidades estaduais de conservação.

    O secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, coronel Tarciso Salles, acompanha de perto o trabalho das equipes em campo.

    São mais de 1.100 militares à disposição nos quartéis de todo o Estado. O Corpo de Bombeiros do Rio conta, hoje, com o maior efetivo Rio país, uma tropa altamente capacitada, com especialistas atuando na ponta, com apoio do que há de mais moderno em viaturas e equipamentos operacionais. Isso é fruto de um investimento maciço, da ordem de R$ 1 bilhão, feito pelo Governo do Estado na corporação, sendo R$ 115 milhões diretamente no reforço operacional visando ao combate a incêndios florestais - afirmou o secretário de Defesa Civil.

    No sábado (14), ele sobrevoou as áreas mais afetadas para atualização do cenário e emprego estratégico dos recursos. O secretário também esteve no Gabinete de Gestão de Crise, instalado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Centro do Rio de Janeiro, onde profissionais da Defesa Civil Estadual e do CBMERJ observam, 24 horas por dia, as condições meteorológicas e climáticas no estado e monitoram todos chamados feitos para o 193.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo

    Relacionados em Rio