Crítico
Condições precárias em maternidade revoltam grávidas no Rio
Imagens mostram colchões e poltronas rasgados
Camas e poltronas rasgadas, ausência de lençóis e cobertores e banheiros em condições precárias. É esse o cenário denunciado por gestantes atendidas no Hospital Maternidade Alexander Fleming, em Marechal Hermes, na Zona Norte do Rio.
Imagens e relatos mostram pacientes sendo obrigadas a deitar diretamente sobre colchões danificados ou a levar enxoval de casa por falta de itens básicos fornecidos pelo hospital. A direção da unidade, por sua vez, nega que o local esteja nestas condições.
“Ou você deita na cama assim, ou traz de casa. O banheiro está uma precariedade, relata uma acompanhante.
A situação tem gerado indignação entre pacientes e acompanhantes, que afirmam que a precariedade compromete não apenas o conforto, mas também a dignidade e a segurança das mulheres e dos recém-nascidos.
“A gestante em um momento vulnerável, olha o estado da cama... Não tem lençol, não tem cobertor”, diz uma mulher.
O que diz o hospital

Procurada, a direção do Hospital Maternidade Alexandre Fleming diz que "repudia a postagem falsa e informa que não há falta de cadeira de acompanhante ou colchões adequados na unidade, como pode ser comprovado pelas imagens, gravadas na manhã desta segunda-feira (15)".
De acordo com a unidade, "não foram localizados o colchão nem a cadeira exibidos na postagem em nenhuma enfermaria em funcionamento da unidade".
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que abriu boletim de ocorrência "para apurar a intencionalidade por trás de um vídeo falso produzido com o intuito de desqualificar o trabalho do hospital".

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




