Inscrições Abertas
Escola de dança referência no Rio abre processo seletivo com curso gratuito
Os aprovados terão acesso a uma formação profissional

A Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (EEDMO), primeira escola pública de dança do Brasil, está com inscrições abertas para o processo seletivo de 2026. O período vai até 30 de outubro de 2025, com atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na sede localizada no Centro do Rio.
Vinculada ao Theatro Municipal, equipamento da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, a EEDMO oferece formação artística e técnica gratuita para crianças e jovens de 8 a 21 anos. O ensino é dividido em Curso Preliminar, a partir dos 8 anos, e Curso Técnico, voltado a estudantes com 16 anos ou mais.
“A escola oferece um ensino de excelência e oportunidades únicas, como dançar no palco do Theatro Municipal, ao lado dos artistas da casa”, destacou Hélio Bejani, diretor da EEDMO.
Como se inscrever?
A taxa de inscrição é de R$ 50,00, mas candidatos do sexo masculino estão isentos. O pagamento deve ser feito via PIX (CNPJ: 29.411.618/0001-26) em nome da Associação dos Amigos da Escola de Dança Maria Olenewa.
Interessados de outras cidades ou estados podem enviar a documentação completa pelos Correios, acompanhada do comprovante de pagamento e informações de contato atualizadas.
Documentos exigidos
- 2 fotos 3x4;
- Cópia da certidão de nascimento;
- Atestado médico (original);
- Atestado de escolaridade (original);
- Comprovante de residência (cópia);
- Comprovante de pagamento da taxa (quando aplicável);
- Formação completa em balé clássico
Etapas
A segunda etapa do processo seletivo ocorrerá em fevereiro de 2026, com teste de aptidão em dança. Os aprovados terão acesso a uma formação profissional completa em balé clássico, com duração de nove anos, resultando em diploma técnico reconhecido.
“É uma honra abrir mais um processo seletivo da primeira escola pública de dança do país. Aqui já se formaram nomes como Cláudia Mota, Márcia Jaqueline, Juliana Valadão e Cícero Gomes”, afirmou Paulo Melgaço, vice-diretor e professor da instituição.
Serviço
Local: Av. Almirante Barroso, nº 14 – 3º andar (anexo ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro)
Horário: segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h
Idade: de 8 a 21 anos

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




