Logo Enfoco


    Fiscalização

    Escolas do Rio são autuadas por irregularidades

    Unidades descumprem direitos do consumidor

    Publicado 27/02/2025 às 17:43 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Escolas da Zona Oeste são autuadas por violarem direitos dos consumidores.
    Escolas da Zona Oeste são autuadas por violarem direitos dos consumidores. |  Foto: Divulgação / Procon

    Dois colégios da Zona Oeste do Rio de Janeiro foram autuados, nesta quarta-feira (26), por violarem direitos dos consumidores.

    A fiscalização foi realizada pela Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor em parceria com o Procon-RJ, após denúncias feitas por pais e responsáveis.

    Entre as irregularidades encontradas destacam-se a falta de rampa de acessibilidade em áreas essenciais, como o refeitório e a quadra de futebol, além da ausência de cartazes informando o telefone e o endereço do Procon-RJ, que são obrigatórios nas escolas.

    Outra infração foi a imposição de compras de materiais exclusivamente dentro do estabelecimento escolar, prática que é proibida por lei.

    O secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, fez questão de destacar a importância de garantir os direitos dos alunos e responsáveis:

    “As escolas podem oferecer a opção de compra de materiais, mas não podem torná-la obrigatória. É direito do consumidor pesquisar preços e escolher onde comprar.”

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Acusado de matar subsíndico fala pela primeira vez sobre o crime

    Próximo artigo
    >

    ‘Não tenho medo’, diz mulher trans agredida em Niterói

    Relacionados em Rio