Fraude

Justiça denuncia dupla por criar campanha falsa de doação

A dupla criou um perfil falso com foto de uma criança

A dupla vai responder por falsificação e uso de documento falso
A dupla vai responder por falsificação e uso de documento falso |  Foto: Agência Brasil

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), denunciou duas pessoas que realizaram uma "vaquinha" virtual fraudulenta de arrecadação de doações para supostamente ajudar uma criança com câncer. O casal, Tainara Ribeiro Subtil e Luiz Antonio dos Santos Barbosa, responderão pelos crimes de falsificação e uso de documento falso.

A denúncia narra que Tainara e Luiz Antonio conseguiram gerar comoção pública após criarem um perfil falso em rede social, onde postaram fotos de uma criança, bem como de um documento médico falso que atestava ser a menina portadora de doença grave (câncer).

Leia+: Bandidos com máscaras de terror sequestram homem em SG

Leia+: Casal curtia festa em família antes de tragédia em Maricá

Embora a criança exibida na campanha exista e esteja doente, ela não tinha nenhum vínculo com os dois estelionatários, que recolheram para si todo o dinheiro arrecadado. Ainda conforme a denúncia, os denunciados são "criminosos habituais" e já atuaram com o mesmo modus operandi, criando campanha fraudulenta de arrecadação de fundos para um falso tratamento de outras crianças.

A investigação apurou que na realidade os dois denunciados se apropriaram de publicações feitas tempos atrás por uma outra família, que solicitou contribuições para o tratamento de uma criança realmente acometida de doença grave.

A denúncia foi recebida pelo Juízo da 27ª Vara Criminal da Comarca da Capital.

< Curso online e gratuito tem 8 mil vagas para jovens no Rio Policiamento é reforçado no enterro de advogado assassinado <