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    Fiscalização

    Lojas de shoppings no Rio e em Niterói autuadas por irregularidades

    Operação foi realizada pelo Procon-RJ nesta terça-feira (21)

    Publicado 21/01/2025 às 19:04 | Autor: Enfoco
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    Os estabelecimentos têm 15 dias para apresentar defesa, segundo o Procon-RJ
    Os estabelecimentos têm 15 dias para apresentar defesa, segundo o Procon-RJ |  Foto: Divulgação / Sedcon

    Dez lojas, no Plaza Shopping Niterói, no Centro, e no Américas Shopping, no bairro do Recreio, Zona Oeste do Rio foram autuadas por irregularidades de um total de 15 fiscalizadas por agentes da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon) e o Procon do Estado do Rio (Procon-RJ) nesta terça-feira (21). Os estabelecimentos têm 15 dias para apresentar defesa. 

    No Plaza Shopping Niterói, segundo os dois órgãos, sete lojas foram vistoriadas, das quais quatro apresentaram problemas. Entre as irregularidades constatadas, estavam: ausência de preços em produtos expostos à venda, destaque para o preço de parcelas com fonte maior que o preço à vista (quando ambos devem ter o mesmo tamanho de fonte) e, em uma farmácia, a ausência de uma lista de preços atualizada para medicamentos. 

    Já no Américas Shopping, também de acordo com a Sedcon e o Procon, foram fiscalizados oito estabelecimentos, sendo seis autuados. A principal infração identificada foi a ausência de preços em produtos expostos, constatada na maioria das lojas. Outras irregularidades incluíram o destaque inadequado para o preço de parcelas em relação ao preço à vista e a ausência do livro de reclamações do Procon-RJ.

    “É comum que muitos lojistas aproveitem o início do ano para colocar em promoção produtos que não foram vendidos no período festivo. Isso pode ser uma excelente oportunidade para consumidores que buscam preços mais baixos, mas é fundamental prestar atenção na hora da compra. A fiscalização mostrou, mais uma vez, que práticas como não informar preços de forma clara ou destacar o preço da parcela em detrimento do valor à vista podem induzir o consumidor ao erro”, afirmou o secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca reforçando ainda que os consumidores devem se manter vigilantes e buscar esclarecimentos quando houver dúvidas.

    Os shoppings mencionados não retornaram o nosso contato para comentar a fiscalização até o momento da publicação desta reportagem.

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