Cuidados
Especialistas alertam para doença comum nos olhos durante o verão
Oftalmologista dá dicas de prevenção
A chegada do verão traz não só calor e praias lotadas, mas também pode levar ao surgimento de casos de terçol. A inflamação, caracterizada por dor, vermelhidão e um pequeno nódulo na pálpebra, pode ocorrer principalmente em regiões mais quentes do Brasil, segundo especialistas.
Segundo a oftalmologista Paula Ferraz, que atende em diversas unidades do Estado, como o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, a ocorrência de casos está relacionada à combinação de calor e oleosidade da pele.
"O terçol é uma inflamação das glândulas que ficam na base dos cílios. É provocado pelo acúmulo de oleosidade e pela proliferação de bactérias, que aumentam nessa época do ano. Precisa de cuidados e medicação”, explicou.
A médica também alerta que nem toda lesão ocular é um simples terçol.
“Feridas na pálpebra que demoram a cicatrizar ou terçóis recorrentes precisam de avaliação médica para um diagnóstico exato. Pode ser algo mais sério, como outras alterações que exigem acompanhamento especializado”, orientou.
Medidas preventivas
Para prevenir o problema, a oftalmologista recomenda medidas simples, mas eficazes: lavar a região dos cílios com xampu de pH neutro, como os infantis; remover completamente a maquiagem antes de dormir; evitar maquiar a borda interna das pálpebras; descartar produtos vencidos e não compartilhar itens de maquiagem.
“A higienização correta e o cuidado com os olhos são fundamentais. Além disso, exames regulares ajudam a identificar fatores que podem favorecer o surgimento de problemas”, completou.
Com o verão ainda no início, a oftalmologista reforça que a prevenção é o melhor caminho para evitar desconfortos que podem estragar o clima da estação.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!