Esquema
Marcha para Jesus: saiba tudo sobre o trânsito e transporte público
Evento acontece neste sábado (24), no Centro do Rio

A Marcha para Jesus do Rio de Janeiro realiza sua 18ª edição neste sábado (24), com programação no Sambódromo, no Centro da cidade, a partir das 14h. Segundo a prefeitura, a expectativa é de reunir cerca de 300 mil participantes. Para atender ao grande público, foi elaborado um esquema especial de mobilidade e segurança, visando garantir a fluidez do trânsito nos arredores do local do evento.
A pista lateral da Avenida Presidente Vargas, no sentido Candelária, será isolada com grades no trecho entre a Praça da República e a Rua Uruguaiana, a fim de garantir a segurança do público. A pista central, no entanto, continuará liberada para a circulação de veículos. No sábado, o estacionamento que atende à região do Saara também estará suspenso.
A via foi interditada das 23h desta sexta-feira (23) até as 17h do dia seguinte: Avenida Presidente Vargas, pista lateral no sentido Candelária (no contrafluxo), no trecho entre a Rua Uruguaiana e a Praça da República, para a montagem dos trios elétricos e o deslocamento dos participantes da Marcha.
Neste sábado (24), das 14h às 22h, haverá alteração no sentido da Rua Amoroso Lima, que passará a operar no sentido da Rua Afonso Cavalcanti em direção à Avenida Presidente Vargas, no trecho entre essas duas vias.
Proibição de estacionamento, das 5h às 21h
Em razão da realização do evento, a Prefeitura do Rio determinou a proibição de estacionamento em diversas vias do Centro da cidade. As restrições estarão em vigor das 5h às 21h, com objetivo de garantir a fluidez do trânsito e a segurança dos participantes do evento. As vias com proibição de estacionamento nesse período são:
- Rua Amoroso Lima, entre a Rua Afonso Cavalcanti e a Avenida Presidente Vargas
- Rua Carmo Neto, em toda a sua extensão
- Rua Heitor Carrilho, em toda a sua extensão
- Rua Frei Caneca, entre a Rua Heitor Carrilho e o Túnel Martim de Sá
- Avenida Presidente Vargas, pista lateral no sentido Candelária, entre a Praça da República e a Rua Uruguaiana
Além disso, haverá bolsões de estacionamento exclusivos para ônibus fretados, que funcionarão das 11h às 22h, nos seguintes locais:
- Avenida Presidente Vargas, pista central no sentido Praça da Bandeira, entre a Rua de Santana e o Viaduto dos Marinheiros
- Rua Rivadávia Corrêa, entre a Rua da Gamboa e a Via Binário do Porto
A prefeitura orienta os motoristas a evitarem a região durante o evento e a utilizarem transporte público.
Mudanças no trajeto de ônibus
Pedestres e usuários do transporte público devem ficar atentos às mudanças no trajeto dos ônibus que normalmente circulam pela Avenida Presidente Vargas. Durante o período de interdição da via, algumas linhas terão seus itinerários alterados.
Sentido Zona Norte: Ônibus que vêm da Zona Sul serão desviados pela Avenida Mem de Sá. Já os que partem do Centro seguirão pelas ruas Visconde de Rio Branco e Frei Caneca.
Sentido Zona Sul: Os coletivos passarão pelas ruas Carmo Neto, Heitor Carrilho, Frei Caneca, Túnel Martim Sá e Riachuelo.
Sentido Centro: As linhas trafegarão pelas ruas Carmo Neto, Heitor Carrilho, Frei Caneca, Túnel Martim Sá e Henrique Valadares.
VLT
O VLT Carioca terá papel importante na chegada do público ao local. Passageiros que saem do Terminal Gentileza devem utilizar a Linha 4, com desembarque na estação Tiradentes. Já quem parte da Central do Brasil pode embarcar na Linha 3 e descer na estação Camerino – Rosas Negras. O serviço estará disponível das 5h às 23h, com intervalos de aproximadamente 15 minutos.
SuperVia
Para facilitar o retorno dos participantes após o evento, a SuperVia disponibilizará viagens extras saindo da Central do Brasil com destino a Japeri, Santa Cruz (via Deodoro) e Saracuruna. A estação Central estará aberta para embarque até às 22h15; as demais estações funcionarão apenas para desembarque. Durante a ida ao evento, os trens seguirão a programação habitual.Horários dos trens extras:
Ramal Santa Cruz
21h50 – Central do Brasil → Santa Cruz
22h20 – Central do Brasil → Santa Cruz
Ramal Japeri
22h00 – Central do Brasil → Japeri
22h30 – Central do Brasil → Japeri
Ramal Saracuruna
21h30 – Central do Brasil → Saracuruna
22h00 – Central do Brasil → Saracuruna
22h30 – Central do Brasil → Saracuruna
Funcionamento do Metrô Rio
O metrô funcionará normalmente das 5h à meia-noite. A Linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, enquanto as Linhas 1 e 4 circularão entre Uruguai e Jardim Oceânico (Barra da Tijuca). A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo.
Para facilitar o deslocamento dos participantes, a concessionária reforçará o efetivo de segurança e de atendimento nas estações centrais. Dicas para o deslocamento:
- Para a ida ao evento, são recomendadas as estações Central do Brasil/Centro e Uruguaiana/Centro.
- Para o retorno, após a celebração na Apoteose, a orientação é utilizar as estações Praça Onze ou Central do Brasil/Centro.
A concessionária também sugere que os usuários utilizem pagamento por aproximação ou recarreguem seus cartões com antecedência, a fim de evitar filas.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!