Logo Enfoco


    Luto

    Morre aos 66 anos o sambista Marquinho PQD, no Rio

    Artista estava internado há alguns dias

    Publicado 29/09/2025 às 13:39 | Autor: Gabriel Villa Nova
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Causa da morte de Marquinho PQD ainda não foi revelada
    Causa da morte de Marquinho PQD ainda não foi revelada |  Foto: Reprodução/Instagram

    O cantor e compositor Marcos de Souza Nunes, conhecido artisticamente como Marquinho PQD, morreu na manhã desta segunda-feira (29), aos 66 anos. A informação foi confirmada por meio das redes sociais oficiais do artista. A causa da morte não foi revelada, mas ele estava internado há alguns dias.

    Em nota publicada no perfil oficial de Marquinho PQD, a equipe lamentou profundamente a perda do sambista: "É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do nosso Mestre Marquinho PQD, ocorrido na manhã desta segunda-feira, 29/09, após alguns dias de internação", diz um trecho do comunicado.

    A publicação também destacou o legado deixado por Marquinho na música brasileira: "Mestre Marquinho nos deixa um legado de vida, samba e muito axé, que permanecerá para sempre em nossos corações e na cultura popular".

    Além disso, o comunicado informou que os contratantes serão contatados em breve, e que mais detalhes sobre o velório e sepultamento serão divulgados posteriormente.

    "Nosso mestre será eternamente lembrado, por sua humildade, simpatia e muitas canetadas inesquecíveis! Agradecemos a compreensão, as orações e o carinho de todos os amigos, familiares e fãs neste momento tão difícil", finalizou.

    Legado no samba

    Marquinho PQD nasceu no dia 1º de janeiro de 1959, no Rio de Janeiro. O apelido "PQD" vem do tempo em que serviu como paraquedista no Exército, e acabou sendo incorporado à sua identidade artística.

    Compositor respeitado no meio do samba de raiz, Marquinho PQD teve suas músicas gravadas por nomes de peso como Beth Carvalho, Fundo de Quintal, Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, entre outros. Ele é autor de sucessos como "Fases do Amor", "Coração Feliz", "É Sempre Assim", e "Luz do Repente".

    Ao longo de sua carreira, também lançou trabalhos autorais, como o álbum "Hora de Realizar" (2011), no qual reafirmou seu compromisso com o samba tradicional e com a valorização da cultura popular brasileira.

    Além do talento musical, Marquinho era reconhecido por sua humildade, simpatia e generosidade, características sempre lembradas por amigos, parceiros e fãs.

    Tags

    Gabriel Villa Nova

    Gabriel Villa Nova

    Jornalista

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Vídeo: turista passa mal e desmaia em salto de paraquedas no Rio

    Relacionados em Rio