Tristeza

Morto na Baixada levou choque ao abrir geladeira durante enchente

Paulo César, de 59 anos, cuidava da mãe que tem Mal de Alzheimer

A vítima morava com a mãe, e era o terceiro de quatro irmãos
A vítima morava com a mãe, e era o terceiro de quatro irmãos |  Foto: Arquivo pessoal

O barbeiro Paulo César Oliveira Fernandes, de 59 anos, foi uma das onze vítimas que morreram nas chuvas que atingiram o Estado do Rio, neste fim de semana.

Morador do bairro de São Bento, na Baixada Fluminense, ele levou um choque ao abrir a geladeira de sua casa. A vítima morava com a mãe, e era o terceiro de quatro irmãos. Ele era solteiro e não tinha filhos.

Leia+: Moradores temem novos deslizamentos em Niterói; vídeo

Leia+: Agonia sem fim: Caxias debaixo d'água após rio transbordar

As informações foram reveladas pelo irmão da vítima, Luís Antônio de Oliveira, que esteve no Instituto Médico Legal (IML) nesta segunda-feira (15), para liberar o corpo para o enterro.

“A casa dele encheu e ele foi abrir a geladeira, levou um choque e aconteceu essa tragédia. Ele cuidava da nossa mãe que tem Mal de Alzheimer. Tem uma vizinha ali que sempre ajuda eles. Ela estava chegando lá e viu ele no chão, tentou colocar ele em uma cadeira, mas levou um choque, só que não aconteceu nada com ela”, afirmou.

A casa de Paulo foi invadida pela água e, segundo o irmão, está alagada até o momento.

“A casa do meu irmão está cheia até agora. Quando eu vi na televisão o acontecido, liguei pra ele umas três vezes, mas não consegui contato. Mandei mensagem e ele não respondeu. Até que uma vizinha nos ligou e contou. A casa dele sempre encheu, mas, dessa vez, aconteceu essa tragédia”, lamentou.

Apoio

O governador Cláudio Castro determinou que as secretarias do Governo do Estado apoiem as prefeituras na recuperação dos municípios atingidos durante a chuva.

Além do trabalho de monitoramento e salvamentos do Corpo de Bombeiros, a ajuda humanitária tem sido uma das principais atuações.

Até o momento, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos já distribuiu, ao todo, 3,1 mil refeições à população em diferentes localidades, além da entrega de kits de higiene, água e colchões.

A Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas está enviando cerca de 20 máquinas, como retroescavadeiras e caminhões, para diversas cidades, auxiliando os trabalhos das prefeituras na Baixada e outras regiões.

A disponibilização do Cartão Recomeçar, que é um benefício pago, em uma única parcela de R$ 3 mil, após decreto de calamidade ou emergência do município atingido, é outra prioridade. Será um importante passo para quem tiver desabrigado em razão das chuvas.

“Desde as primeiras horas de sábado estamos empenhados para enviar ajuda humanitária e equipamentos para os locais afetados. Determinei que todos os secretários enviassem ajuda aos municípios mais atingidos pelas chuvas e estamos trabalhando de forma integrada com as prefeituras locais”, afirmou Cláudio Castro.

Em Caxias, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos montou, no Restaurante do Povo de Duque de Caxias, um centro de preparo e distribuição de refeições em quentinhas para os abrigos para desabrigados montados nas cidades afetadas pela chuva.

No local, já foram distribuídas 1,4 mil refeições. Além disso, a equipe da cozinha do Abrigo Cristo Redentor irá produzir 600 sopas (quentinhas de isopor) para ajudar a reforçar a alimentação que será distribuída pelo Estado.

O Corpo de Bombeiros atendeu 268 ocorrências em todo território fluminense relacionadas a salvamentos de pessoas, alagamentos, cortes de árvores e deslizamentos, até este domingo. Até o momento, 11 mortes foram confirmadas.

< Filho de Deolane é criticado após indireta para ex-professora Corpo encontrado em Maricá pode ser de dono de oficina em Niterói <