Iniciativa
Pacientes no Rio ‘viajam’ para a praia sem sair do hospital
Ação leva óculos de realidade virtual para unidades de saúde

A ONG Virtualidade vai promover uma ação especial nos hospitais universitários do Rio de Janeiro durante o período natalino, nesta segunda-feira (22). A iniciativa será realizada nas enfermarias, atendendo pacientes internados tanto no período da manhã quanto à tarde, com atividades interativas e distribuição de pequenas lembranças, como sabonetes e toalhinhas de mão, acompanhadas de mensagens de carinho. Na semana passada, a ação ocorreu em Niterói.
O objetivo é proporcionar aos pacientes uma experiência diferente do ambiente hospitalar. “Para os pacientes elegíveis a participarem, a gente pergunta um local em que eles gostariam de ir uma praia, alguma viagem específica, algum lugar que já foram e têm vontade de revisitar , e a gente projeta nos óculos virtuais. É uma experiência imersiva bem legal, geralmente os pacientes gostam muito”, explica a médica Gabriela Sadigurschi, clínica da UFRJ e residente em geriatria no HUCFF/UFRJ.
Na segunda-feira, a equipe da ONG Virtualidade vai estar no Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Hupe/Uerj), que fica em Vila Isabel, das 10h às 12h. Na parte da tarde, das 13 às 15h, no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (HUGG-Unirio), que fica na Tijuca.
Segundo o presidente da ONG, Luccas Mannarino Campos, médico da Unirio e residente em neurologia do Huap-UFF, cada ação vai além da experiência em si, transformando-se em histórias vividas pelos pacientes através da realidade virtual. “Criamos a Virtualidade para levar experiências reais aos pacientes do SUS. Atuamos na rotina dos hospitais universitários há quatro anos, mas as ações de Natal sempre têm um caráter especial”, afirma.
Ação em Niterói
A iniciativa também ocorreu no dia 18 (quinta-feira). No primeiro dia, a ação foi realizada no HUCFF, localizado no Complexo Hospitalar da UFRJ, na Ilha do Fundão, e no Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), no centro de Niterói.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




