Tristeza
Pitbull ataca e mata poodle em calçadão da Zona Sul do Rio
Relatos apontam frequência de animais sem focinheira

Um poodle foi brutalmente morto na Rua do Catete, no bairro de mesmo nome, na Zona Sul do Rio, nesta segunda-feira (6), após ser atacado por um pitbull. O caso aconteceu em pleno calçadão, em meio a uma grande movimentação de pessoas.
Segundo testemunhas, o responsável pelo pitbull seria um homem em situação de rua, que também possuía um filhote de vira-lata. Ambos os cães estavam presos à mesma corrente, mas no momento do ataque estariam soltos do tutor.
Conforme relatos, o pitbull partiu para cima de um poodle que passeava com sua tutora, na coleira. O ataque foi tão rápido e inesperado que ninguém conseguiu intervir a tempo. Infelizmente, o poodle não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Moradores de bairros vizinhos denunciam que casos de pitbulls andando nas ruas sem focinheira se tornaram comuns, apesar de uma lei estadual proibir a medida, sob pena de multa de até R$ 22,6 mil e apreensão do animal em caso de reincidência.
"Sábado passado vários pitbulls sem focinheira circulando com seus donos em Botafogo! Tanto na Orla da enseada como na São Clemente! Um completo absurdo! Resultado: isso aí", contou um homem.
Uma mulher também comentou que presenciou outro caso de morte de cachorro, segundo ela, após outro ataque de um pitbull no último fim de semana, dessa vez no Leme:
"De sábado para domingo um pitbull matou um cachorrinho aqui no Leme também. O tutor do cachorrinho gritava tanto chorando, que acordou todo mundo, doeu na alma", escreveu a testemunha em uma rede social.
O que dizem as autoridades
Procurada, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais disse apenas que "vai ao local para tomar as devidas providências".
Já a Polícia Militar informa que, segundo o comando do 2º BPM (Botafogo), uma equipe foi enviada ao local e ao chegar, "constatou que a proprietária do animal ferido (um poodle) já havia se retirado, levando o cão possivelmente machucado. O proprietário do pitbull foi identificado, colaborou com as informações e foi conduzido à 9ª DP (Catete), onde o caso foi registrado", diz a nota.
Ainda de acordo com a PM, a ocorrência foi encerrada sem outros desdobramentos no local, e as demais medidas legais serão adotadas pela autoridade policial responsável.
A Polícia Civil pontuou que o caso é investigado pela 9ª DP (Catete). "O tutor do animal foi encaminhado à delegacia onde prestou depoimento. Agentes realizam diligências para esclarecer os fatos".


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!