Economia
Pode faltar água para mais de 10 milhões de consumidores no RJ
Cedae realiza manutenção do sistema Guandu nesta terça (25)

Moradores das cidades do Rio, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados devem ficar atentos. A Cedae realiza a manutenção anual do Sistema Guandu nesta terça-feira (25), das 2h às 20h, paralisando assim a operação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu e da Elevatória do Lameirão.
A paralisação do sistema vai interromper a produção de água para os municípios citados, num total de mais de 10 milhões de habitantes atingidos. Por isso, a Cedae orienta a população a armazenar água para o período, adiando tarefas não essenciais que demandem grande consumo.
A operação do sistema será retomada de forma gradual após a conclusão dos serviços, com previsão de atingir 100% da capacidade de produção de água até as 2h do dia 26. Ainda de acordo com a Cedae, objetivo é garantir um sistema mais seguro, moderno e preparado para atender os consumidores.
A intervenção vai mobilizar mais de 500 profissionais da Cedae em cerca de 100 serviços, que incluem instalação de novos equipamentos, ajustes eletromecânicos, inspeções de segurança, revisão e substituição de peças, além da limpeza de estruturas que não podem ser acessadas durante a operação normal.
"Esse é o momento em que realizamos correções preventivas e reduzimos o risco de falhas que possam ocasionar paradas não programadas. Esses trabalhos são fundamentais para assegurar a regularidade da produção de água, principalmente durante o verão, quando o consumo aumenta", explica José Ricardo Brito, diretor de Saneamento e Grande Operação da Cedae.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




