Logo Enfoco


    Aparição

    Por que tubarão 'mais rápido do mundo' apareceu em praia do Rio?

    Animal está em risco de extinção, segundo um instituto

    Publicado 25/03/2025 às 13:47 | Atualizado em 25/03/2025 às 15:04 | Autor: Tayná Ferreira
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News

    O tubarão mako (Isurus oxyrinchus), uma espécie rara, foi avistado nadando em águas cariocas neste domingo (23), entre a Praia de Ipanema e as Ilhas Cagarras, na Zona Sul do Rio. O registro foi feito por uma equipe de mergulhadores da Macau Dive/Instituto Mar Urbano. Segundo o instituto, a espécie é um dos nadadores mais rápidos do oceano. Um especialista em tubarões ouvido pelo ENFOCO explica que o animal pode ter fugido de predadores.

    De acordo com informações de organizações de conservação nacionais e internacionais, a espécie está em risco de extinção. O Instituto Mar Urbano destaca que o aparecimento do predador reforça a importância dos tubarões para manter o equilíbrio do ecossistema marinho.

    Embora sejam amplamente reconhecidos, os riscos de ataques a humanos são baixos, enquanto a ameaça à sobrevivência dos tubarões é alarmante: cerca de 80 milhões são mortos anualmente. Proteger essas espécies é crucial para a saúde dos oceanos.

    De acordo com o biólogo Cláudio Sampaio, o tubarão mako (Isurus oxyrinchus) é uma espécie oceânica, raramente avistada em águas rasas, próximas à costa. Ele vive predominantemente em águas tropicais e subtropicais ao redor do mundo. Além de ser considerado o tubarão mais rápido, atingindo cerca de 70 km/h, o mako é capaz de saltar fora d'água com grande destreza e beleza.

    Aspas da citação
    O tubarão avistado na praia, por ser juvenil, pode ter buscado águas mais rasas e protegidas de predadores, como outros grandes tubarões e orcas. Isso destaca a importância das áreas marinhas protegidas, como o Monumento Natural do Arquipélago das Ilhas Cagarras (MONA Cagarras)
    Cláudio Sampaio, biólogo
    Aspas da citação

    Essa espécie pode atingir até 4 metros de comprimento, sendo que os filhotes nascem com aproximadamente 65 cm. A biologia do tubarão mako é caracterizada por um crescimento lento e maturidade sexual tardia: os machos se tornam sexualmente maduros aos 8 anos, enquanto as fêmeas atingem a maturidade aos quase 18 anos.

    Além disso, o mako produz poucos filhotes por gestação, geralmente no máximo 10, em um ciclo reprodutivo que pode durar até 1,5 anos. Esse conjunto de características, aliado à pressão da pesca predatória e à poluição, coloca a espécie em risco de extinção.

    Espécie ameaçada de extinção

    O tubarão mako está ameaçado de extinção devido à pesca industrial e à poluição dos oceanos. Podem ser encontrados na superfície, "pegando um sol", enquanto nadam lentamente exibindo suas nadadeiras, mas também frequentam águas profundas, a até 750 metros de profundidade.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Jovem de 22 anos é atropelado por trem na Zona Norte

    Próximo artigo
    >

    Festival de jogos promete agitar Caminho Niemeyer

    Relacionados em Rio