Logo Enfoco


    Mais um

    Prefeito Eduardo Paes quer criar feriado no Rio; entenda

    Projeto de Lei foi enviado à Câmara Municipal nesta segunda (17)

    Publicado 17/02/2025 às 21:41 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Medida segue o exemplo adotado no G20
    Medida segue o exemplo adotado no G20 |  Foto: Reprodução / Instagram

    A Prefeitura do Rio de Janeiro enviou à Câmara Municipal, nesta segunda-feira (17), um projeto de lei propondo que 7 de julho seja declarado feriado, em razão da Cúpula do Brics, que acontecerá na cidade. Embora o encontro comece no dia 6 de julho, que será um domingo, a proposta prevê o feriado apenas na segunda-feira, para facilitar a organização do evento.

    Essa medida segue o exemplo adotado no G20, realizado em novembro de 2023, quando foi criado um megaferiado para ajudar na logística de trânsito e segurança durante o evento internacional.

    O prefeito destacou a importância da Cúpula do Brics, afirmando que ela é "o mais relevante fórum político" do grupo, que reúne líderes de Estados e governos de diversos países. Paes também ressaltou que o evento trará ao Rio a oportunidade para a cidade receber atenção internacional.

    Ele explicou ainda que a realização da cúpula exigirá esforços logísticos consideráveis, incluindo o bloqueio de vias, operações de segurança e treinamentos das forças de segurança.

    O prefeito enfatizou que o evento deve ocorrer sem causar transtornos para a população, por isso, será necessária uma campanha de comunicação para orientar os cariocas, fluminenses e visitantes.

    Caso a lei seja aprovada, o feriado de 7 de julho não afetará alguns setores, que seguirão funcionando normalmente, como:

    • Comércio de rua, bares, restaurantes e padarias
    • Hotéis, pousadas e hospedarias
    • Shoppings, centros comerciais e galerias
    • Estabelecimentos culturais (teatros, cinemas, bibliotecas)
    • Pontos turísticos
    • Empresas de comunicação (jornalísticas e de radiodifusão)
    • Indústrias em algumas áreas da cidade
    • Serviços essenciais (saúde, segurança, transporte, limpeza urbana)

    Além disso, empresas que operam com trabalho remoto e prestadoras de serviços essenciais, como funerárias e atacadistas, também estarão liberadas para funcionar normalmente durante o feriado.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo

    Relacionados em Rio