Digital
Rio lança plataforma para agilizar diagnóstico por metanol
Sistema define protocolos e monitora gravidade das intoxicações

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) lançou nesta quarta-feira (8) uma plataforma digital para apoiar profissionais da rede pública no diagnóstico e tratamento de intoxicações por metanol. A ferramenta, desenvolvida para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do estado, permite calcular automaticamente indicadores de gravidade, orientar o uso de antídotos e indicar a necessidade de hemodiálise.
De acordo com a pasta, o sistema também padroniza a conduta inicial dos profissionais, orientando sobre procedimentos de hidratação, monitoramento neurológico e oftalmológico, além da realização de eletrocardiograma e outros exames clínicos. Um dos parâmetros avaliados pela plataforma mede a composição bioquímica do sangue, o que pode indicar intoxicação antes mesmo da confirmação laboratorial.
Atualmente, a Secretaria investiga quatro casos suspeitos de intoxicação por metanol em municípios do estado, São Pedro da Aldeia e Cabo Frio, na Região dos Lagos, além de Cantagalo e Volta Redonda, no interior. Em todo o país, há 24 casos confirmados.
Segundo nota divulgada pela secretária estadual de Saúde, Claudia Mello, a digitalização do processo de avaliação clínica agiliza o diagnóstico e melhora a resposta médica nos atendimentos.
“Ao tornar a classificação de risco digital, aceleramos o diagnóstico. Ampliamos o acesso a indicadores que determinam, por exemplo, a necessidade de hemodiálise e o risco de cada paciente. As informações serão anexadas às solicitações de transferência e notificações dos casos”, afirmou.
Sintomas
A Secretaria orienta que pessoas que apresentem visão turva, desconforto gástrico ou sintomas semelhantes à gastrite após ingerir bebidas alcoólicas procurem imediatamente uma unidade de saúde. A intoxicação por metanol pode provocar cegueira irreversível e levar à morte.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!