Novidade
Rio terá a maior piscina de ondas de surfe do hemisfério Sul
Complexo tem previsão de inauguração no ano de 2026
O Rio de Janeiro será o palco de uma novidade histórica para os amantes do surfe. Com previsão para ser inaugurado no primeiro semestre de 2026, o Brasil Surfe Clube Costa Verde, que será construído em Mangaratiba, terá a maior piscina de ondas artificiais do Hemisfério Sul.
Com 10.100 metros quadrados de área aquática, o complexo proporcionará uma experiência única para surfistas de todos os níveis, do iniciante ao profissional, em um ambiente seguro e totalmente controlado.
O projeto foi desenvolvido em parceria com a White Water, uma das empresas líderes mundiais em tecnologia de ondas artificiais. A piscina utilizará um software inteligente, aliado a um conjunto de motores e ventiladores, para gerar ondas perfeitas e personalizadas conforme o perfil de cada surfista.
A companhia é responsável pela criação de sistemas em grandes parques de entretenimento, como Disney, Six Flags e Beach Park.
O projeto
O funcionamento é baseado em um sistema inovador que utiliza diversas câmaras, cada uma equipada com motor e ventilador. O ar comprimido nas câmaras é liberado sob pressão, gerando ondas de diferentes tipos e intensidades.
É como um piano: cada tecla pressionada cria uma nota diferente. Assim é o nosso sistema, com cada câmara funcionando como uma tecla, produzindo a onda ideal para o surfista
Ainda de acordo com Ricardo, o surfista poderá escolher o tipo de onda que deseja surfar, desde as mais suaves para iniciantes até as mais desafiadoras, como ondas tubulares, para os mais experientes. Um sistema de reconhecimento facial também estará presente, ajustando automaticamente as ondas conforme a identificação do surfista, garantindo uma experiência personalizada e segura.
Flexibilidade
A piscina de ondas será capaz de gerar até 700 ondas por hora, com diferentes formatos e durações, variando até 25 segundos. Diferentemente de outras instalações do tipo, o Brasil Surfe Clube Costa Verde oferecerá flexibilidade nos horários e tipos de ondas, permitindo que cada surfista escolha quando e como quer surfar.
Estrutura
O clube contará com uma infraestrutura de lazer e entretenimento de alto nível, incluindo:
- Quadras de beach tênis e altinha;
- Academia;
- Spa;
- Restaurante e bar;
- Galeria de arte e loja;
- Espaços para eventos diversos.
Planos de expansão
Após a inauguração em Mangaratiba, o clube tem planos de levar sua experiência em ondas artificiais para outras cidades do Brasil, democratizando o acesso a esse tipo de esporte.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!