Reflexo
Trânsito lento na Ponte após protesto na Niterói-Manilha
Tempo de travessia já chega a 40 minutos

Um protesto que interditou completamente as duas pistas da BR-101 (Niterói-Manilha), na altura de Itaúna, em São Gonçalo, na tarde desta sexta-feira (19), já causa reflexos significativos na Ponte Rio-Niterói. O tempo de travessia no sentido Niterói chegou a 40 minutos, mais que o dobro do tempo médio para esse trajeto.
Segundo a Nittrans, a situação se agravou em vias de acesso. A Avenida do Contorno, no sentido Barreto, registra trânsito intenso, enquanto a RJ-104, utilizada como alternativa para a BR-101, está congestionada entre os bairros de Tribobó, Caramujo e Fonseca. A lentidão também causa atrasos nas linhas de ônibus que operam na região, afetando tanto as partidas quanto as chegadas.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a manifestação começou por volta das 16h e conta com cerca de 300 pessoas. Pneus em chamas foram colocados nos dois lados da estrada, impedindo a circulação de veículos em ambos os sentidos. Imagens que circulam nas redes sociais mostram manifestantes com cartazes e um clima tenso na região.
O ato foi motivado por uma operação policial realizada na comunidade, que, segundo relatos de moradores, teria resultado em pessoas feridas. A situação gerou revolta na população local, que bloqueou a rodovia como forma de protesto.
De acordo com a concessionária Arteris Fluminense, o congestionamento chega a 12 quilômetros no sentido Espírito Santo e 6 quilômetros no sentido Rio. Ainda não há previsão de liberação das pistas.
Equipes da PRF estão no local para tentar negociar a liberação das pistas e monitorar a segurança de motoristas e manifestantes. Enquanto isso, motoristas enfrentam lentidão e devem buscar rotas alternativas para evitar a região.
Ainda segundo a PRF, o trânsito nos dois sentidos da BR-101 foi totalmente liberado por volta das 19h, no entanto o engarrafamento segue extenso: 10 quilômetros no sentido Espírito Santo e seis no sentido Rio de Janeiro, de acordo com a Arteris Fluminense.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!