Folia

Veja como consultar a lista de blocos para o Carnaval 2024 no Rio

O site com todas as informações já está disponível

Presidente da Riotur, Ronnie Costa, durante coletiva de imprensa sobre os blocos de rua
Presidente da Riotur, Ronnie Costa, durante coletiva de imprensa sobre os blocos de rua |  Foto: Lucas Alvarenga

Uma das novidades do Carnaval de Rua 2024 é o site carnavalderua.rio, que tem como objetivo facilitar o acesso do folião às agendas dos blocos de rua, e que já está no ar. Mais de 400 blocos se apresentarão do dia 13 de janeiro até 18 de fevereiro deste ano.

As informações acabam de ser divulgadas pelo presidente da Riotur, Ronnie Costa, no final da manhã desta quinta-feira (4), durante coletiva de imprensa na Marina da Glória. O aplicativo com tudo sobre os blocos vai ao ar no próximo dia 12.

Megablocos confirmados

Estão confirmados os megablocos, que atingem mais de 100 mil pessoas, como: Bloco da Lexa, o Monobloco, o Bloco da Anitta, o Bloco Chora Me Liga, dentre outros.

Segundo Ronnie Costa, 698 blocos foram inscritos e 453 desfiles foram aprovados pela Riotur. Agora, os blocos serão avaliados por órgãos como Corpo de Bombeiros e Polícia Militar para que se chegue ao número exato. Os blocos estarão espalhados por toda a cidade. 

“Esses blocos devem dar toda segurança e conforto possível para os foliões. Então, esses 453 blocos são preliminares e vão para a avaliação da Polícia Militar, da Polícia Civil e dos bombeiros. Os blocos, então, voltam para a gente e damos o aval”, comentou Ronnie.

Os blocos estarão espalhado a por toda a cidade. A semana com mais eventos é do dia 7 a 14 de fevereiro, com 244 desfiles.

Os blocos estarão espalhados por toda a cidade, segundo o presidente da Riotur, Ronnie Costa
Os blocos estarão espalhados por toda a cidade, segundo o presidente da Riotur, Ronnie Costa |  Foto: Lucas Alvarenga

Segurança

Assim como no Réveillon em Copacabana, na Zona Sul da cidade, drones e câmeras de reconhecimento facial serão utilizados nos locais de entrada dos blocos, além de 250 detectores de metais e 10 torres de observação.

Com relação à hidratação, haverá pontos de distribuição de água. “Apesar de não ser uma obrigatoriedade do decreto de fornecimento de água em eventos abertos, após um acordo da Prefeitura e o Governo do Estado, vamos ofertar pontos de hidratação espalhados pelos blocos, vamos ter aguadeiros da Cedae, além de carros-pipa para refrescar os foliões”, informou Costa.

Fiscalização

Sobre os blocos ilegais, ele afirmou que haverá fiscalização, mas não repressão. “Vamos organizar o desorganizado”, concluiu.

A previsão é de 5 milhões de foliões no Carnaval de Rua de 2024, baseado no número do último ano. O maior número de blocos será no Centro.

Outros detalhes

A Comlurb estará atuando na limpeza logo após os blocos, segundo Ronnie Costa. O número de banheiros químicos será de 34 mil, com 10% das cabines sendo para pessoas com deficiência.

Sobre o trânsito, foram contratados 2,5 mil diárias de operadores de tráfego terceirizados. Na saúde, haverá 9 postos de médicos com infraestrutura, 250 diárias de UTIs, 1,2 mil diárias de maqueiros.

Vendedores autônomos

Estão credenciados para o Carnaval de Rua, 15 mil vendedores autônomos, sendo cinco mil a mais do que no ano passado. Eles receberão um kit que ajudará no trabalho e um curso. As inscrições já foram encerradas, mas podem ser reabertas em caso de necessidade. Ao todo, foram 35 mil inscritos.

< Com site instável, vagas para Projeto Botinho acabam em 2h 'Vou dar conta do recado', diz nova contratação do Vasco <