Sujeira
Vídeo: lixo e desordem pós-réveillon na Zona Sudoste do Rio
Situação foi flagrada no Recreio dos Bandeirantes
Caos, lixo e desordem marcaram o amanhecer de 2026 no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Sudoeste do Rio. Horas após a virada do ano, a praia ainda apresentava acúmulo de resíduos e circulação intensa de pessoas em meio à sujeira, nesta quinta-feira (1º). Imagens gravadas na altura do Posto 10 escancararam a situação e rapidamente passaram a circular nas redes sociais.
No vídeo, um morador relata indignação com o que vê logo nas primeiras horas do ano novo.
“7h da manhã, dia 1º de janeiro de 2026, o caos no Recreio continua. Total ausência do poder público, da prefeitura, da ordem urbana. A bagunça generalizada. Não tem segurança, isso aqui está um caos. Recreio continua pedindo socorro às autoridades”, reclama o homem enquanto registra a cena.
A situação contrasta com a noite anterior. Na Praia do Recreio, o Réveillon 2026 foi marcado por festas animadas, com quiosques oferecendo música ao vivo e grande concentração de público, o que contribuiu para o volume de lixo deixado na orla após a celebração.
Em nota divulgada em rede social, a Comlurb informou que a operação especial de limpeza foi encerrada às 10h. Segundo a companhia, apenas em Copacabana foram removidas 625 toneladas de resíduos, sendo 125 toneladas a mais do que no Réveillon anterior, mesmo com a distribuição de mais de 2 mil contêineres ao longo da orla e nos acessos aos pontos de festa.
A megaoperação deste dia 1º mobilizou cerca de 1.500 garis e 500 equipamentos, utilizados nos serviços de varrição, retirada de areia da pista com sopradores e lavagem hidráulica com água de reuso.
No balanço geral, a Comlurb informou ter recolhido 1.250 toneladas de resíduos em toda a cidade após as celebrações.
Questionada sobre a situação específica do Recreio dos Bandeirantes, a Prefeitura do Rio não informou a quantidade de lixo removida na praia até o fechamento desta reportagem.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




