Cidades
RJ: suspeita de caso da variante Ômicron é descartada em análise
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio disse, nesta sexta-feira (3), que o exame de sequenciamento genéticorealizado nas amostras da paciente que voltou de viagem da África do Sul, no dia 21, deu negativo para a variante Ômicron.
Segundo a pasta, trata-se, na verdade, de um caso da variante Delta, em circulação já há alguns meses na cidade. A paciente estava assintomática, mas havia feito um exame de rotina para Covid-19, com resultado positivo. A Fiocruz ainda não deu detalhes da avaliação à reportagem.
O surgimento da nova variante da Covid-19 confirmado em regiões da África preocupa especialistas internacionais de saúde. Batizada de Ômicron – letra grega correspondente à letra “o” do alfabeto -, a cepa B.1.1.529 foi identificada em Botsuana, país vizinho à África do Sul, em meados de novembro.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a variante pode se tornar responsável pela maior parte de novos registros de infecção pelo novo coronavírus em províncias sul-africanas.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!