Cidades

Rotina de superlotação coloca em xeque respeito à Prefeitura de Itaboraí

As restrições no combate a disseminação da Covid-19 parecem ter mesmo acabado em Itaboraí. Isso porque, enquanto em outras cidades as prefeituras fazem o relaxamento na medida em que os números de internações pela doença diminuem, no município administrado pelo prefeito Marcelo Delaroli (PL) não há qualquer respeito ou temor por fiscalização. Neste final de semana um novo evento realizado em uma casa de shows arrastou uma verdadeira multidão para o espaço, que ficou completamente lotado.

No último sábado (16), o espaço conhecido como Ita Music recebeu o rapper Xamã. Pelas redes sociais, vídeos com o flagrante da lotação viralizaram, reforçando ainda mais o total desprezo da administração do estabelecimento pelas regras impostas pela Prefeitura de Itaboraí.

Apesar do anúncio do show informar que seria disponibilizado 1/3 da capacidade de público, as imagens revelam o total descumprimento. 

Rotina de superlotação

Imagem ilustrativa da imagem Rotina de superlotação coloca em xeque respeito à Prefeitura de Itaboraí
No último dia 12 de setembro um outro show reuniu milhares de pessoas. Foto via grupo Enfoco.

O show do final de semana não foi o primeiro na casa de eventos. Já virou rotina casa lotada com grande presença de público e total descredito às regras da prefeitura. Nos últimos dias 13 de setembro e 28 agosto, por exemplo, frequentadores também lotaram o Ita Music, que recebeu vários shows

Procurada sobre o novo descumprimento das regras a casa de eventos Ita Music ainda não prestou qualquer esclarecimento. O cantor Xamã, também não se posicionou sobre a apresentação no local infrator.

Autuação

A Prefeitura de Itaboraí informou em nota que apesar da rotina de desrespeito 'vem realizando fiscalização nas casas de shows e que os fiscais da Vigilância Sanitária foram até o estabelecimento comercial no último 13, e no local foi emitido um Auto de Infração baseado no Decreto Muncipal que prevê o pagamento de multa mínima de R$ 2 mil, em caso de descumprimento das medidas previstas no decreto. Três dias depois a casa estava aberta para a apresentação.

Ainda segundo a administração de Delaroli, o motivo da notificação foi justamente pela promoção de eventos que causaram aglomeração.

Além disso, a prefeitura destacou que 'eventos estão permitidos desde que o estabelecimento siga as orientações da Vigilância Sanitária com uso obrigatório de máscaras, distanciamento social de dois metros entre as pessoas e disponibilizar álcool em gel 70.

Já as equipes da Guarda Municipal, agentes da Vigilância Sanitária e fiscais da Postura fazem visitas periódicas reiterando as medidas que devem ser adotadas e  tem que seguir rigorosamente as regras das Vigilância Sanitária do município.

Para apoiar as ações de fiscalização, a Secretaria Municipal de Segurança disponibiliza o número 153 para receber as denúncias quanto aglomerações, bem como descumprimento do decreto.

Dados Covid

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no boletim semanal do Observatório Covid-19 divulgado na nesta sexta-feira (15), atentou que a combinação da vacinação com medidas como o uso de máscaras, o distanciamento social e a exigência do comprovante de vacinação para acesso a alguns espaços é fundamental.

Já sobre as máscaras, o boletim destaca que o uso delas deve ser exigido em locais fechados ou locais abertos em que haja aglomeração.

De acordo com o boletim da Fioruz  ainda são altas as taxas de transmissão do SARS-CoV-2 no país, portanto as medidas de prevenção devem continuar.

Na 52ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, também divulgado na última sexta-feira (15), pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), mostra a melhor avaliação epidemiológica do estado do Rio de Janeiro desde a sua primeira edição, publicada em 08 de julho de 2020.

A análise compara as semanas epidemiológicas 39 (de 26 de setembro a 02 de outubro) com a 37 (de 12 de setembro a 18 de setembro). Nesse período, o número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) caiu 40%; e de óbitos 39%.

< Perna Longa é preso em Maricá: 'O que é que há polícia?' Entra sujo e sai mal lavado: água suspeita preocupa em Niterói <