Carnaval em julho

Sambódromo será alugado para carnavais fora de época no Rio

A intenção é estimular ainda mais o turismo na cidade

Desfile de carnaval no Sambódromo.
Desfile de carnaval no Sambódromo. |  Foto: Arquivo/Prefeitura do Rio
  

A Marquês de Sapucaí, famosa Passarela do Samba, vai virar um "blocódromo" em um carnaval fora de época a partir de julho de 2023. A Prefeitura do Rio decidiu alugar o espaço para as produtoras de evento Dream Factory e V3A promoverem seus desfiles de blocos no meio do ano que vem, para tentar estimular ainda mais o turismo na cidade. 

A inteção é promover dois eventos, nos dias 15 e 16 de julho, com cobrança de ingressos, duração de 12 horas e com uma expectativa de reunir até 40 mil pessoas por dia. A informação foi divulgada primeiramente pelo colunista Anselmo Góis, do O Globo.

Apesar dos organizadores afirmarem que pretendem convidar blocos de ruas tradicionais, afim de ajudá-los com fundos para a tradicional festa de rua em fevereiro, a ideia de desfilar apenas uma vez em julho não convence a presidente da Sebastiana (Associação dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro), Rita Fernandes.

"A tradição é carnaval de rua, na rua. E ponto final. Isso é um evento comercial. Além disso, respeitamos tradições. Julho é período para festas juninas, e não de carnaval" Rita,
  

A Liga Independente das Escolas de Samba (LIESA) também descartou participar dos desfiles em julho: 

"Blocos e escolas de samba não se misturam. São coisas distintas. O que a gente sempre pensou era fazer desfiles no meio do ano, só com as escolas, mais compactos, para atrair o turista. No entanto, não houve aprovação da prefeitura. Mas a gente torce para que o evento dê certo. Vai ser muito bom para a cidade", explicou o presidente da LIESA, Jorge Perlingeiro.

Segundo Duda Magalhães, do grupo Dream Factory, a ideia de organizar um evento com blocos na Sapucaí no meio do ano já é antiga. 

"O plano surgiu em 2017, mas havia o obstáculo do Sambódromo estar sem certificado dos Bombeiros. Logo depois veio a pandemia da Covid", disse Duda. 

Já Cristiano Botinha, do grupo V3A, garantiu que o evento terá blocos tradicionais, mas não adiantou a programação. A ideia é promover quatro desfiles por dia. Com o ingresso em mãos, o público poderá acompanhar os desfiles das arquibancadas ou das frisas.

"Na compra do ingresso, o interessado também vai escolher um dos blocos para desfilar junto pela Sapucaí. Isso tudo com segurança e controle de acesso à pista", informou Cristiano. 

O preço dos ingressos ainda não foi divulgado e será definido. Haverá ingressos mais baratos para o setor 1 da Sapucaí e as arquibancadas da Praça da Apoteose. Para os setores das frisas do setor ímpar, os valores serão mais caros, contendo "open bar" (bebidas liberadas). Caso o evento dê certo, a intenção é promover pelo menos quatro desfiles por ano, a partir de 2024

< Diogo Nogueira faz chamada de vídeo com Paolla durante show Gabigol e Arrascaeta, do Flamengo, são denunciados pelo STJD <