Cidades

São Gonçalo - Nevada: atraso na divulgação dos votos viraliza nas redes

Sistema de apuração em São Gonçalo ainda não começou a ser divulgado. Foto: Reprodução

O atraso no início da divulgação da apuração de votos em cidades como São Gonçalo e Maricá geraram uma série de memes e viralizaram nas redes sociais, a noite deste domingo (15). De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma instabilidade no sistema está causando lentidão nos números dos municípios.

Apesar do encerramento da votação às 17h, até as 19h a divulgação dos resultados de municípios como São Gonçalo ainda não tinham começado. Concorrem à prefeitura do município nove candidatos. Internautas chegaram a comparar a demora aos prazos de divulgação dos números das eleições nos Estados Unidos, que elegeu Joe Biden como novo presidente, no último dia 8.

https://twitter.com/GabrielPaivaC/status/1328100085788454913
https://twitter.com/OUolace/status/1328100971638116355

O município de Niterói, embora tenha iniciado a divulgação da apuração em menos de uma hora do fechamento das urnas, até a publicação da reportagem, tinha apenas 29,23%. A capital do estado contava apenas com os números de 6,87% das urnas.

O TSE confirmou o atraso na divulgação em razão de uma lentidão no processo de totalização dos votos (soma dos votos).

Os dados estão sendo remetidos normalmente pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e recepcionados normalmente pelo banco de totalização, que está somando o conteúdo de forma mais lenta que o previsto.

Segundo o TSE, o problema está sendo resolvido pelos técnicos para a retomada mais célere do processo de divulgação.

O tribunal ressalta que não há nenhuma relação com o vazamento de dados pessoais de servidores e nenhuma relação com a tentativa de ataque cibernético registrada pela manhã.

Publicada às 19h44

< Número de detidos sobe para 22 no estado do Rio Com mais de 50% das urnas apuradas, Axel lidera com vantagem <