Cidades

São Gonçalo permanece imunizando contra a Covid-19 neste sábado

Imagem ilustrativa da imagem São Gonçalo permanece imunizando contra a Covid-19 neste sábado
Os gonçalenses devem observar a caderneta ou o comprovante de vacinação para procurarem os locais de vacinação. Foto: Arquivo/Marcelo Tavares

A Secretaria de Saúde de São Gonçalo continua imunizando, neste sábado (22), pessoas que tomaram a vacina coronavac até o dia 14 de abril. Pessoas com comorbidades acima de 41 anos também podem se vacinar, neste sábado (22), com a primeira dose da vacina astrazeneca em doze locais, quatro deles com drive thru, das 8h às 12h. 

São Gonçalo ainda vacina idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde da linha de frente de qualquer idade, pessoas com síndrome de down acima de 18 anos e profissionais da saúde com mais de 25 anos que estão atuando com a primeira dose. Podem se imunizar com a segunda dose da astrazeneca pessoas que tomaram a vacina há mais de 12 semanas.    

Os gonçalenses devem observar a caderneta ou o comprovante de vacinação para procurarem os locais de vacinação nos dias divulgados pelas redes sociais e site da Prefeitura de São Gonçalo. Para a segunda dose, todos devem estar munidos com o comprovante da primeira dose da vacina aplicada pela Secretaria. Aqueles que não levarem o comprovante ou apresentarem comprovante de outra cidade não serão imunizados.  

Saúde

Os profissionais de saúde que atuam na cidade, que têm mais de 25 anos e podem se vacinar com a astrazeneca são: técnico em radiologia, enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem, médico, fisioterapeuta, nutricionista, odontólogo, fonoaudiólogo, psicólogo, biólogo, farmacêutico, assistente social, biomédico e auxiliar e técnico de saúde bucal. 

Comorbidades

O município vacina as pessoas com mais de 41 anos que têm as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal crônica, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea, anemia falciforme, cirrose hepática, imunossuprimidos, câncer e obesidade mórbida. 

Linha de frente

Os trabalhadores da saúde da linha de frente dos hospitais de São Gonçalo que ainda não se vacinaram por serem recém-contratados podem se vacinar. Os trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados da linha de frente são aqueles que estão envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de covid-19 – tanto da urgência e emergência quanto da atenção básica. Neste grupo estão todos os trabalhadores envolvidos na unidade de saúde (faxineiros, atendentes, recepcionistas, maqueiros, médicos, enfermeiros, copeiras, cozinheiras, técnicos…).

Acamados

Acamados com mais de 60 anos que são atendidos pela Estratégia Saúde da Família (ESF) estão sendo vacinados em casa. Parentes e responsáveis de acamados ou com mobilidade reduzida, com mais de 60 anos, que não são atendidos pelo programa, podem procurar unidades de saúde mais próximas de suas residências para cadastrar a pessoa para receber a vacina em casa ou podem fazer o cadastro através do email [email protected]. Os acamados serão vacinados dependendo da disponibilidade das equipes.  

Os locais de vacinação recebem as pessoas que chegam até as 16h30, para que os mesmos sejam atendidos até 17h, nos dias de semana e 11h30 aos sábados. A população pode acompanhar o site www.saogoncalo.rj.gov.br e as redes sociais da Prefeitura, que informam sobre a vacinação e quem tem prioridade.

Balanço

Desde o início da campanha, a cidade vacinou com a primeira dose 201.858 pessoas, sendo 26.925 trabalhadores da saúde, 132.243 idosos com mais de 60 anos, 1.692 funcionários e pessoas em Instituições de Longa Permanência (Ilpis), 105 pessoas de residências terapêuticas, dois indígenas, 13 pessoas com síndrome de down, 38.141 pessoas com comorbidades e 2.737 acamados. Até as 15h desta sexta-feira (21), 95.859 pessoas tinham sido imunizadas com a segunda dose.    

Calendário de primeira dose com astrazeneca 

– Sábado (22): idosos a partir de 60 anos, pessoas com comorbidades a partir de 41 anos, profissionais de saúde que estão atuando a partir de 25 anos e trabalhadores da saúde da linha de frente acima de 18 anos. 

– Segunda-feira (24): idosos a partir de 60 anos, pessoas com comorbidades a partir de 39 anos, profissionais de saúde que estão atuando a partir de 18 anos, pessoas com síndrome de down a partir de 18 anos e trabalhadores da saúde da linha de frente acima de 18 anos. 

– Terça-feira (25): idosos a partir de 60 anos, pessoas com comorbidades a partir de 37 anos, profissionais de saúde que estão atuando a partir de 18 anos, pessoas com síndrome de down a partir de 18 anos e trabalhadores da saúde da linha de frente acima de 18 anos. 

– Quarta-feira (26): idosos a partir de 60 anos, pessoas com comorbidades a partir de 35 anos, profissionais de saúde que estão atuando a partir de 18 anos, pessoas com síndrome de down a partir de 18 anos e trabalhadores da saúde da linha de frente acima de 18 anos. 

– Quinta-feira (27): idosos a partir de 60 anos, pessoas com comorbidades a partir de 33 anos, profissionais de saúde que estão atuando a partir de 18 anos, pessoas com síndrome de down a partir de 18 anos e trabalhadores da saúde da linha de frente acima de 18 anos. 

– Sexta-feira (28): idosos a partir de 60 anos, pessoas com comorbidades a partir de 31 anos, profissionais de saúde que estão atuando a partir de 18 anos, pessoas com síndrome de down a partir de 18 anos e trabalhadores da saúde da linha de frente acima de 18 anos. 

– Sábado (29): idosos a partir de 60 anos, pessoas com comorbidades a partir de 29 anos, profissionais de saúde que estão atuando a partir de 18 anos, pessoas com síndrome de down a partir de 18 anos e trabalhadores da saúde da linha de frente acima de 18 anos. 

Calendário de segunda dose de coronavac 

– Sábado (22): pessoas que tomaram a vacina coronavac até o dia 14 de abril.
– Segunda-feira (24) e terça-feira (25): pessoas que tomaram a vacina coronavac até o dia 16 de abril.
– A partir de quarta-feira (26): pessoas que tomaram a vacina coronavac a partir do dia 17 de abril.

Locais de vacinação, de segunda a sexta, das 8h às 17h; e sábado, das 8h às 12h 

– Polo Sanitário Dr. Washington Luiz, Zé Garoto     

– Salão do Clube Mauá, Centro 

– Umpa Nova Cidade 

– Clínica Gonçalense do Mutondo 

– Polo Sanitário Dr. Hélio Cruz, Alcântara 

– Clínica da Família Dr. Zerbini, Arsenal

 – Polo Sanitário Rio do Ouro 

– PAM Coelho 

– Cras Vista Alegre 

– PAM Neves  

– Umpa Pacheco  

– Estacionamento da Igreja Universal do Reino de Deus de Alcântara      

Pontos com drive thru 

– Campo do Clube Mauá, Centro  

– Centro de Tradições Nordestinas, Neves      

– Umpa Nova Cidade 

– Cras Vista Alegre       

Público-alvo e documentação solicitada para primeira dose 

– Profissionais de saúde com mais de 25 anos ou da linha de frente, de qualquer idade, que trabalham em São Gonçalo e moram na cidade. Documentos solicitados: comprovante de trabalho, CPF ou cartão do SUS e carteira de vacinação. 

– Profissionais de saúde com mais de 25 anos ou da linha de frente, de qualquer idade, que trabalham em São Gonçalo e que residem em outros municípios. Documentos solicitados: comprovante de trabalho de São Gonçalo, CPF ou cartão do SUS e carteira de vacinação. 

– Profissionais de saúde com mais de 25 anos ou da linha de frente, de qualquer idade, que trabalham em outros municípios e residem em São Gonçalo.Documentos solicitados: comprovante de trabalho, comprovante de residência de São Gonçalo, CPF ou cartão do SUS e carteira de vacinação. 

– Idosos a partir de 60 anosDocumentos solicitados: identidade, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e carteira de vacinação. 

– Síndrome de Down a partir de 18 anos: identidade, CPF ou cartão do SUS e carteira de vacinação 

– Maiores de 41 anos com comorbidades: duas últimas receitas, prescrições ou atestados médicos que comprovem a comorbidade com, no máximo, três meses de emissão, além dos seguintes documentos: identidade, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e carteira de vacinação.

< MAC de Niterói abre exposição que convida público a buscar novos ares Rivais históricos, Lula e FHC se encontram e criticam Bolsonaro <