Logo Enfoco


    Livre

    Cachorro-do-mato resgatado em São Gonçalo é devolvido para floresta

    O local exato não foi divulgado para a proteção do animal

    Publicado 12/08/2025 às 18:25 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Animal foi resgatado dentro de um supermercado em Alcântara
    Animal foi resgatado dentro de um supermercado em Alcântara |  Foto: Divulgação / Prefeitura de São Gonçalo

    Um cachorro-do-mato macho foi devolvido ao seu habitat natural em São Gonçalo, nesta terça-feira (12). O animal havia sido resgatado no dia 2 de agosto dentro de um supermercado no bairro Alcântara.

    O resgate foi feito por agentes da Guarda Ambiental da cidade. Após a captura, o cachorro-do-mato foi levado para a Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS), dentro da Área de Proteção Ambiental Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula.

    Depois, seguiu para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres da Universidade Estácio de Sá, em Vargem Pequena, onde passou por exames. Lá, ficou definido que ele poderia voltar para o ambiente natural. A localização exata da soltura não foi divulgada para proteger o animal de caçadores.

    A ASAS, ligada à Secretaria de Meio Ambiente e Transportes de São Gonçalo, é responsável por proteger a biodiversidade local. Desde que foi criada, há três anos, já recebeu e cuidou de 2.676 animais silvestres em risco. Todos passam por avaliação física e cuidados veterinários.

    “A ASAS é como um hospital de emergência. Nossa função é estabilizar o animal resgatado e reinseri-lo ao seu habitat natural, se estiver apto. Se ele for um animal domesticado, vai para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), do Ibama, em Seropédica”, explicou Fernando Medeiros, biólogo responsável pela ASAS.

    Outro caso

    Nesta semana, a ASAS também recebeu uma jiboia fêmea resgatada em Itaipu, na Região Oceânica de Niterói. O animal, encontrado pela Guarda Municipal local, apresenta uma fratura no corpo, possivelmente causada por atropelamento, e segue em observação.

    A ASAS não acolhe animais domésticos, pois seu foco é exclusivamente em espécies silvestres da Mata Atlântica que necessitam de ajuda. A população pode ajudar o trabalho entrando em contato com os canais oficiais sempre que encontrar animais silvestres em situação de risco.

    Contato para resgate de animais silvestres pela ASAS

    Telefone da ASAS: (21) 2199-6336

    Endereço: Rua Rigel Pacca Corrêa, Maria Paula (APA das Estâncias de Pendotiba). A unidade funciona diariamente, das 9h às 15h.

    E-mail: [email protected]

    Comando de Polícia Ambiental

    Telefone: 0300 253 1177

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Enfoco - Informação de Verdade

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Próximo artigo
    >

    Giovanna Jacobina fala sobre estreia como musa da União da Ilha

    Relacionados em São Gonçalo