Risco
Cratera do perigo e da humilhação em São Gonçalo
Buraco preocupa moradores e motoristas há três anos

Após anos de cobranças por parte da população, uma cratera na Estrada de Santa Isabel, na altura do número 250, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, está com os dias contados. Pelo menos é que garante a inspeção realizada pela prefeitura, que confirmou vazamento na rede, sob responsabilidade da concessionária Águas do Rio, responsável pelo abastecimento de água na cidade.
O buraco se formou na região conhecida como 'Barreira de Santa Isabel' e se tornou parte do cotidiano de pedestres e motoristas que trafegam pela região. Segundo moradores, o buraco virou motivo de transtorno e preocupação, já que motoristas precisam desviar da cratera em plena via movimentada. Quando chove é ainda pior. Passageiros que aguardam em um ponto de ônibus são vítimas frequentes das poças de água e lama que se formam.
“Ontem mesmo, um caminhão tentou desviar de um carro e quase bateu num poste. Se tivesse alguém na calçada, podia ter sido tragédia”, afirmou o motorista de aplicativo Rodrigo Lima, de 29 anos, morador da região.
Moradores relatam ainda que já realizaram diversas ligações para a Águas do Rio cobrando providências, mas nenhuma medida definitiva foi tomada. “ Eu já liguei várias vezes para eles, os caminhões da Águas do Rio passam por aqui todo dia, veem a situação e nada é feito”, reclama Maria das Graças, outra moradora do bairro.
O local se tornou um ponto crítico da região, acumulando não apenas reclamações, mas também relatos de de perigo. “A gente estava ali no ponto. O carro veio, jogou água pra cima da gente, sujou tudo e quase atropelou uma pessoa. É um risco constante”, contou a comerciante Paula Martins, de 30 anos, dona de uma lanchonete nas proximidades.

A cratera afeta não apenas o tráfego, mas também a confiança da população na gestão pública e nos serviços básicos de manutenção urbana. Moradores alegam que, mesmo após diversas denúncias, ligações e protocolos registrados junto a concessionária, nenhuma solução definitiva tinha cido apresentada.
Águas do Rio
Procurada, a concessionária Águas do Rio informou que uma equipe foi enviada ao local nesta terça-feira (12) para atuar no reparo do vazamento. A empresa também afirmou que, após a conclusão do serviço, será feita a repavimentação da via.
A Prefeitura de São Gonçalo, por sua vez, declarou que uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano também esteve no local e confirmou que a responsabilidade pela intervenção é da concessionária, que já está com pessoal trabalhando no local para tentar resolver o problema.
Apesar de ter dito que foi ao local e realizou as melhorias moradores em contato com a reportagem afirmam que o trabalho não foi feito de forma acertiva, o buraco continua no local e com grande risco de promover um acidente grave.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!