Sarau
Escritora atacada por pitbulls volta a hospital de SG com poemas
Roseana Murray autografou e distribuiu 300 livros
Quase dois meses após receber alta do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), a escritora Roseana Murray, atacada por três cães em Saquarema, retornou à unidade nesta quarta-feira (12), para realizar o Sarau de Poesia que havia prometido desde sua internação.
O evento teve início às 9h e reuniu cerca de 200 pessoas, entre elas: pacientes, equipe médica e editores.
Durante o encontro literário, 300 livros de autoria da escritora foram distribuídos e autografados pela escritora.
Leia+: Escritora sobrevivente ao ataque de pitbulls mostra lado 'mãezona'
Foi muito, muito lindo, né? Essa emoção toda de ter toda essa gente. As editoras me ajudaram, ganhei 300 livros para doar. É uma maravilha, estou muito feliz!
Conforme o médico cirurgião Tarcísio Encinas, que realizou o procedimento cirúrgico da escritora, o evento é uma síntese de toda força que Roseana teve para superar o ataque.
“É muito gratificante para a gente, porque realmente ela chegou muito grave, só que surpreendentemente ela teve uma recuperação muito rápida, que demonstrou para gente que a vontade de viver dela sempre foi muito grande. Vê-la hoje, fazendo o sarau, entregando os livros para todos nós, representa tudo aquilo que ela mostrou na internação”, comemorou.
A irmã da escritora, Evelyn Kligman, que esteve com Roseana durante todo o processo de recuperação, expressou que o Sarau foi uma “celebração da vida” e teceu elogios ao tratamento oferecido à escritora pela equipe médica.
Ela é uma ação da natureza! Eu agradeço muito a esse hospital maravilhoso e mais do que tudo: é celebrar a vida mesmo, porque foi um milagre!
No local, também estava presente o diretor do Heat, Raphael Riodades. Segundo o médico, o evento literário é uma afirmação da eficácia do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Na verdade, isso é muito importante pra que as pessoas enxerguem e consigam ver que o SUS funciona, né? Que as unidades públicas de saúde estão preparadas para receber as pessoas na sua dificuldade e para ver a soma da estrutura, das pessoas fazendo acontecer.”
Ainda conforme o profissional, o caso de Roseana foi seguido de um resultado inesperado.
“A gente quando recebeu a Roseana, a expectativa era muito pior do que o resultado que a gente teve. Ela era para ter perdido os dois membros. Ela chegou chocada, podia ter chegado à uma condição de óbito”, contou.
“Com a força de vontade dela somada ao que a gente pode proporcionar, temos um resultado hoje que é uma pessoa que só perdeu um membro, mas recuperou todas as suas funções, a sua vontade de viver e está se reinventando e servindo como exemplo”, concluiu.
Relembre o caso
A escritora foi atacada por três cães da raça pitbull, no dia 5 de abril, enquanto caminhava pelo bairro Gravatá, em Saquarema, na Região dos Lagos. Na ocasião, Roseana chegou a ser arrastada cinco metros pelos animais. Ela precisou amputar o braço direito e reconstruir o braço esquerdo.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!