Sem medo
Flagrante: rolezinhos de moto atormentam em São Gonçalo; vídeo
Organizadores não se intimidam e postam tudo na internet
Um mês depois de mostrar como organizadores de rolezinhos de motos driblam a fiscalização e marcam os encontros em São Gonçalo, o ENFOCO recebe novas denúncias de como os "passeios" continuam acontecendo na cidade, como o que ocorreu na madrugada desta quinta-feira (22), e são divulgados em contas abertas de redes sociais até mesmo com perfis de possíveis organizadores.
Em uma de suas redes sociais, o grupo conta com mais de 17 mil seguidores e disponibiliza um link para que o público acesse um chat no WhatsApp.
O fenômeno, que se iniciou com encontros informais, agora representa um desafio para as autoridades locais, ou seja, os organizadores adotam novas estratégias para evitar a fiscalização, intensificando o problema para desespero dos moradores que não conseguem dormir com o barulho das motos.
Comunidades via WhatsApp
Em julho, o site publicou uma reportagem denunciando esses encontros em bairros de São Gonçalo. O veículo teve acesso a troca de mensagens que revelavam cerca de 65 comunidades, com uma média de 100 a 400 participantes em cada uma.
Além de apontar a perturbação sonora, a denúncia destacou a crescente preocupação com a segurança devido às manobras arriscadas que podem resultar em acidentes graves.
Fiscalização
Em nota ao ENFOCO, a Polícia Militar informou que ações para reprimir esses eventos são sistemáticas e ocorrem em toda a cidade.
"A corporação realiza interceptações de motociclistas, verifica documentos e identifica possíveis infrações. Além disso, a PM colabora com o Detran na ação 'Siga Legal', que visa fiscalizar irregularidades em veículos automotores e combater práticas ilícitas", disse a corporação em nota.
A PM também enfatizou a importância da colaboração da população para enfrentar o problema. Denúncias podem ser feitas pelo telefone (21) 2253-1177 ou, em casos urgentes, através da Central 190. Registros em delegacias também são fundamentais para iniciar investigações e tomar medidas adequadas, salientou a PM.
Já o Detran confirmou, também em nota, que "coordena 16 operações de fiscalização diárias, inclusive durante a noite, dentro da operação 'Siga Legal'. No entanto, as fiscalizações ocorrem em pontos fixos e não incluem a verificação de veículos em movimento".
A Secretaria de Transportes de São Gonçalo, por sua vez, ressaltou que suas "ações são limitadas ao apoio logístico fornecido à Polícia Militar, como a disponibilização de reboques e acesso ao Pátio Municipal. Além disso, a Secretaria contribui com o monitoramento em tempo real através da Central de Segurança de São Gonçalo (CSSG)".
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!