Solidariedade
Hospital realiza campanha de doação de sangue em São Gonçalo
Ação acontece nesta quinta-feira (7) e sexta-feira (8)

Com os estoques em níveis preocupantes, os Hospitais Estaduais Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, e João Batista Cáffaro, em Itaboraí, vão contar com uma nova campanha de doação de sangue nesta quinta (7) e sexta-feira (8), no Partage Shopping São Gonçalo.
A ação ocorre das 10h às 18h, no primeiro andar do centro comercial, e busca reforçar o atendimento a vítimas de acidentes e outros casos de urgência.
A iniciativa é organizada pelo GSH Banco de Sangue Serum, que alerta para o aumento constante da demanda por bolsas de sangue nas duas unidades. Só em 2023, o HEAT utilizou 10.453 bolsas de sangue.
A maioria foi destinada a pacientes em estado grave, vítimas de acidentes de moto, ferimentos por armas de fogo, agressões e quedas.
Já o Hospital João Batista Cáffaro, importante unidade de retaguarda em Itaboraí, utilizou 417 bolsas no mesmo período, muitas delas em protocolos de emergência para salvar vidas.
A expectativa é arrecadar cerca de 200 bolsas de sangue por dia durante os dois dias de campanha. Segundo os organizadores, um único doador pode salvar até quatro pessoas. A ação acontece em um espaço estruturado e seguro, com equipes treinadas para triagem, recepção e coleta.
Como doar
Para participar da campanha, é necessário:
Estar em boas condições de saúde;
Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e documentos específicos);
Pesar no mínimo 50 kg;
Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
Estar alimentado (evitando alimentos gordurosos nas 4 horas anteriores);
Apresentar documento original com foto recente e emitido por órgão oficial.
Serviço
Local: Partage Shopping São Gonçalo – 1º andar
Endereço: Avenida Presidente Kennedy, 425 – Centro, São Gonçalo
Datas: Quinta-feira (7) e sexta-feira (8) de agosto
Horário: Das 10h às 18h


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!