Prevenção

Mais de 35 bairros de SG vão receber ações contra dengue

Vigilância Ambiental reforça equipe de motofogs

Confira os bairros que receberão as medidas
Confira os bairros que receberão as medidas |  Foto: Divulgação

A Vigilância em Saúde Ambiental da Prefeitura de São Gonçalo continua com a ações de intensificação contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya – nesta semana. Todas as equipes das motofogs estão realizando a pulverização de inseticida. A sanitização contra o coronavírus está suspensa por tempo indeterminado.

São Gonçalo está com as doenças controladas na cidade, com médio risco de contaminação, pois realiza o trabalho de prevenção durante todo o ano. No entanto, como há epidemias em cidades vizinhas, a ação foi ampliada, principalmente nos bairros com mais casos notificados.

A população deve ficar atenta aos cuidados com acúmulo de água parada. Para ajudar no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, os moradores devem evitar qualquer acúmulo de água por menor que seja.

Vale lembrar que qualquer gota d’água pode se tornar criadouro do mosquito e a manutenção e limpeza dos locais deve ser realizada toda semana.

Por isso é importante limpar calhas e ralos, tapar caixas d’água, colocar garrafas e recipientes com a boca para baixo, preencher os pratos de vasos de plantas com areia, manter lonas de materiais de construção e piscina sempre esticadas, guardar pneus velhos, manter tonéis e latões fechados.

Os locais de aplicação do inseticida são definidos pelo Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental com base nos casos notificados pelo setor de Vigilância Epidemiológica. As ações acontecem em todos os dias úteis da semana, com exceção de feriados, pontos facultativos e dias chuvosos.

Leia+: Caminhão da Clin pega fogo após descarte incorreto de eletrônico

Leia+: RJ-104: Pedestres apontam falta de passarelas após morte em SG

A Vigilância Ambiental também mantém um trabalho de pronto-atendimento. Qualquer cidadão pode ligar para o setor e pedir uma visita nos casos de infestação de qualquer vetor.

Os pedidos são atendidos, em média, em uma semana. Nesses casos, os agentes averiguam a denúncia e realizam a ação necessária para acabar com os vetores. As denúncias podem ser feitas pelo telefone da Vigilância Ambiental (21) 3195-5198, ramal 1008 ou da Coordenação de Vetores (21) 2604-6446.

Programação do controle das arboviroses:

Segunda-feira (19): Boa Vista, Coelho, Galo Branco, Novo México, Antonina, Porto do Rosa e Porto Novo

Terça-feira (20): Rio do Ouro, Barracão, Lindo Parque, Barro Vermelho, Itaoca, Almerinda e Neves

Quarta-feira (21): Arsenal, Jóquei, Rocha, Vila Lage, Mutuaguaçu, Nova Cidade e Patronato

Quinta-feira (22): Maria Paula, Vila Candoza, Estrela do Norte, Covanca, Mutuapira, Cruzeiro do Sul, Mutuá e Paraíso

Sexta-feira (23): Porto da Pedra, Amendoeira, São Miguel, Santa Catarina, Mutuá, Eliane, Ieda e Gradim

Quinta-feira (22): Maria Paula, Vila Candoza, Estrela do Norte, Covanca, Mutuapira, Cruzeiro do Sul, Mutuá e Paraíso

Sexta-feira (23): Porto da Pedra, Amendoeira, São Miguel, Santa Catarina, Mutuá, Eliane, Ieda e Gradim

< Idosa morre enquanto descia de ônibus na Tijuca Porto da Pedra anuncia a saída da rainha Tati Minerato <