Infarto
Morre em casa o cartunista Ykenga, aos 71 anos
Familiares divulgaram a notícia nas redes sociais do desenhista
Morreu nesta segunda-feira (1º) em casa, de infarto fulminante, o cartunista Ykenga, de 71 anos. O velório do corpo de Bonifácio Rodrigues de Mattos, o nome de batismo do desenhista considerado pioneiro na luta antirracista, será nesta quarta (3), a partir das 7h, no Cemitério Parque da Paz, Pacheco, São Gonçalo. O sepultamento está marcado para as 15h.
A notícia da morte e as informações sobre o sepultamento foram publicadas no facebook do cartunista por seus familiares. Carioca, Ykenga era desenhista técnico e sociólogo por formação.
Começou sua carreira em 1970 no ''O Pasquim'' e, posteriormente, atuou nas redações de ''O Dia'', ''O Povo'', ''Última Hora'', ''O Fluminense'', ''Jornal dos Sports'', ''Tribuna da Bahia'', ''O Povo de Fortaleza''. O chargista também trabalhou em portais internacionais como o 'Liberacion', da Suécia, o 'La Juventud' do Uruguai e o 'Starchel', da Bulgária.
Ykenga ilustrou livros com textos de Martinho da Vila, da editora Novos Talentos, da Associação Brasileira de Letra (ABL) e o Catálogo do Salão Internacional de Caricatura de Montreal (Canadá), além de publicar trabalhos autorais. O chargista costumava fazer sua crítica à realidade através do humor explícito em seus desenhos e era um ativista das causas negras.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!