Melhorias

Obras de macrodrenagem avançam em bairros de São Gonçalo

Intervenções são realizadas no Mutuá, Mutuaguaçu e Porto do Rosa

A Prefeitura explicou que, inicialmente, manilhas estão sendo instaladas
A Prefeitura explicou que, inicialmente, manilhas estão sendo instaladas |  Foto: Fabio Guimarães/Ascom SG

A Prefeitura de São Gonçalo informou que as ruas Padre Nicolau Luís, Guimarães Passos, Ricardo Jorge e Capitão Crisanto Bastos estão recebendo intervenções de macrodrenagem nesta quarta-feira (3). As quatro ruas fazem parte do pacote de obras que inclui os bairros do Mutuá, Mutuaguaçu e Porto do Rosa, de acordo com o governo municipal.

A Prefeitura explicou que, inicialmente, manilhas estão sendo instaladas nesses quatro logradouros para que eles, posteriormente, também sejam pavimentados. Ao todo, 14 ruas dos bairros serão beneficiadas.

As intervenções tem como objetivo acabar com os alagamentos crônicos na área. Com um investimento de R$ 38 milhões, os trabalhos irão englobar mais de 3,8 quilômetros de extensão. As novas obras irão beneficiar mais de 10 mil gonçalenses, entre moradores e pessoas que circulam pela região.

O aposentado Jorge Bento dos Santos, de 71 anos e que mora há 60, conta que nunca viu obras do tipo no local.

"É um bom adianto para nós que moramos aqui e vai melhorar muito para a gente. De minha parte, estou achando as obras boas. Aqui no bairro, minha rua não alaga, mas as dos vizinhos sim. Estávamos precisando! A rua era cimentada, mas não tinha um asfalto bom. Agora, vamos ter", disse ele, que mora na Rua Capitão Crisanto Bastos.

O pacote de obras inclui macro e microdrenagem de águas pluviais, pavimentação, meios-fios, passeios e sinalização viária horizontal e vertical em 14 ruas dos bairros. Ao todo, os logradouros que receberão as intervenções são Avenida Paula Lemos (parte), e ruas General Canrobert, Professor Altivo (parte), Padre Nicolau Luís, Libório Viana, Álvaro Costa, David Alves, Ismael Passos, Custódio Duarte, Capitão Crisanto Bastos, Ricardo Jorge, Guimarães Passos, Diogo Pereira e uma via sem nome. O prazo de duração da obra é de 12 meses.

As obras irão garantir melhorias na qualidade de vida, acessibilidade, condições de higiene e segurança para a toda a região, já que o pacote de macrodrenagem e drenagem irá garantir o escoamento das águas das chuvas dos três bairros, combatendo os alagamentos crônicos.

A intervenção integra o eixo Cidade Bem Cuidada e Organizada do Plano Estratégico Novos Rumos, elaborado pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe), para definir as prioridades para a utilização dos recursos oriundos do leilão de concessão dos serviços da Cedae e de emendas parlamentares.

< Globo é condenada por impor padrões estéticos a jornalista Roberto Carlos em Niterói: ingressos mais caros já acabaram <