Solidariedade
Órgãos de jovem vítima de acidente são doados em São Gonçalo
Captação foi realizada no Hospital Alberto Torres nesta quarta

Com apoio logístico de um helicóptero do RJ Transplantes, o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, fez a captação de coração, fígado e rins na manhã desta quarta-feira (30). A doação foi autorizada pela família de um jovem de 24 anos, vítima de acidente de moto.
Segundo o Heat, o paciente deu entrada no último dia 22, foi estabilizado e internado no CTI. Mas não resistiu à gravidade do trauma e faleceu. Somente este ano, o Heat fez 91 captações entre órgãos, tecidos, córneas e ossos beneficiando cerca de 300 pessoas.
"Quando um potencial doador é identificado e a equipe médica visualiza a doação, cuja captação e transporte tem que ser feitas em até quatro horas, como o coração, a equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) aciona o RJ Transplantes, que envia helicóptero e até batedores da Polícia Militar para que o paciente que está do outro lado receba o órgãos no tempo certo”, explica a equipe do CIHDOTT.
O Hospital Estadual Alberto Torres é um dos hospitais com maior número de captações de órgãos no estado. O trabalho tem sido reconhecido como uma importante contribuição para o programa estadual de transplantes.
O Hospital Estadual Alberto Torres é o único hospital no Estado do Rio de Janeiro a realizar, diretamente, a captação de córneas. O processo de captação ampliou as atividades desenvolvidas pela Comissão Intra-Hospitalar de Captação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT). Para a realização do procedimento, o hospital capacitou um grupo de enfermeiros.
O Heat faz o procedimento de enucleação no centro cirúrgico após a confirmação da morte do paciente e a autorização da família.Todo o trabalho é acompanhando por médico oftalmologista. Os atendimentos da equipe acontece em escala de plantão 24 horas por dia, sete dias por semana.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!