Tristeza
Pessoas brigam por comida que iria para o lixo em São Gonçalo; vídeo
Segundo relatos, cena acontece diariamente no local
Uma cena triste foi registrada na Ceasa do Colubandê, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio, e circulou nas redes sociais nesta semana. O vídeo mostra um grupo de pessoas de várias idades correndo atrás de uma empilhadeira para disputar alimentos que seriam jogados no lixo. O flagrante, que foi publicado na internet, aconteceu em plena luz do dia.
Nas imagens, é possível ver os alimentos embalados sendo levados para o descarte, mas, antes de chegarem ao destino final, pessoas avançam sobre o veículo. Quem estava ali só queria garantir algo para colocar no prato de casa.
Segundo relatos de quem presencia a situação diariamente, é comum ver idosos sendo empurrados, jogados no chão e até pisoteados por pessoas mais jovens, que tentam pegar os alimentos primeiro. Tudo isso acontece no desespero de conseguir algo para levar pra casa antes que os produtos sejam jogados fora.
Lixo como destino
Em nota, a Ceasa confirmou que os alimentos disputados iriam mesmo para o lixo. "A cena mostrada no vídeo corresponde a um descarte de alimentos por um comerciante em local apropriado. No trajeto entre a loja e o descarte, algumas pessoas se aproximam para recolher os produtos, o que pode gerar situações de risco".
Ainda segundo a Ceasa, medidas já foram adotadas em ocasiões anteriores, como o apoio de viaturas oficiais e reforço da Guarda Municipal, para garantir a ordem e evitar acidentes. "Vamos avaliar o caso específico e tomar as providências necessárias para assegurar que os procedimentos de segurança sejam seguidos, evitando novos incidentes”, completou.
Banco de alimentos
Apesar da cena triste, a Ceasa de São Gonçalo explicou ainda que faz parte de uma rede de seis unidades espalhadas pelo estado do Rio. Todas contam com um Banco de Alimentos, que recolhe produtos que perderam valor de mercado, por estarem amassados ou machucados, mas que ainda estão próprios para consumo.
Só neste ano de 2025, o Banco de Alimentos da unidade de São Gonçalo já distribuiu cinco toneladas de frutas, verduras e legumes para 19 instituições sociais que atendem cerca de 4 mil pessoas em situação de vulnerabilidade.
Ainda segundo a Ceasa, os bancos de alimentos só realizam doações para instituições com CNPJ, não sendo possível atender a pedidos individuais por CPF.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!