Logo Enfoco


    Educação

    Piscina aterrada e árvores decepadas em escola de São Gonçalo; vídeo

    Denúncias serão levadas ao Ministério Público do Rio

    Publicado 03/09/2025 às 18:24 | Autor: Dayse Alvarenga
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News

    Um vídeo publicado pelo Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação chamou a atenção na última sexta-feira (29). Nas imagens, são denunciadas três situações no Colégio Estadual Tarcísio Bueno, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio: piscina aterrada, árvores decepadas e quadra interditada.

    Diretora do sindicato, Beatriz Lugão informou que vai enviar um documento ainda esta semana à Metropolitana 2, — órgão da Secretaria Estadual de Educação, responsável pelas escolas estaduais no município — pedindo esclarecimentos sobre os flagrantes e, ao mesmo tempo, denunciar as situações ao Ministério Público Estadual.

    "A piscina poderia ser um polo de Educação Física com aulas de natação, uma vez que existem outras escolas públicas na região", disse, informando ainda que cinco Cieps tinham piscina em São Gonçalo, entre quais o extinto Wladmir Hersog que deu lugar ao Colégio Tarcísio Bueno e a Metropolitana. 

    Ainda de acordo com a diretora do sindicato, a entidade foi surpreendida com as situações encontradas na escola. 

    "Fazíamos uma visita à Metropolitana, quando nos surpreendemos com o que vimos. Imagina como será no verão sem árvores e um pátio cimentado?", indagou a dirigente sindical. 

    No vídeo, Beatriz Lugão questiona também o porquê a quadra não pode ser usada pelos alunos. "A quadra foi reformada e o pessoal do Tarcísio Bueno reclamou que não pode usar enquanto não houver inauguração. Mas a Metropolitana não tem aluno. Quem tem aluno é o colégio", critica a diretora do Sepe. 

    O que diz o Governo do Estado?

    Procurada, a Secretaria de Estado de Educação esclareceu que 'atendendo à solicitação da comunidade escolar e da Associação de Moradores do Feijão, vizinha da unidade, está finalizando a obra de transformação da área da piscina do Colégio Estadual Tarcísio Bueno, em São Gonçalo, em uma quadra coberta e vestiários'.

    O Governo do Estado justificou que a intervenção teve como foco a revitalização do espaço para a promoção de atividade esportivas e pedagógicas para os alunos e, ainda, melhorias no entorno da área com novo calçamento nas passagens de acesso e áreas de circulação.

    A Seeduc informou, ainda, que 'a quadra e os vestiários serão liberados na próxima segunda-feira (8), após finalização da intervenção elétrica'.

    Retirada de árvores

    A pasta esclareceu também que a remoção das árvores localizadas próximas à piscina da unidade escolar foi 'ocasionada por risco de queda natural ou por apresentarem danos em sua estrutura por conta de chuvas anteriores'. A medida foi necessária, de acordo com a Seeduc, para 'preservar a integridade de alunos, professores e demais servidores'.

    No entanto a secretaria afirma que apesar das retiradas, já foi programada uma ação de replantio de mudas na escola e em outros pontos da cidade, uma ação que será realizada em conjunto com a associação de moradores e a comunidade escolar.

    Tags

    Dayse Alvarenga

    Dayse Alvarenga

    Redatora

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Festival do Rio 2025 anuncia maior seleção da história

    Relacionados em São Gonçalo