Carnaval 2025
Porto da Pedra leva utopia amazônica de Henry Ford para Sapucaí
Agremiação será a quinta escola a desfilar no sábado de carnaval
A Porto da Pedra, tradicional agremiação de São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio, levará para a Série Ouro do Carnaval carioca o enredo sobre a Fordlândia, a cidade utópica idealizada por Henry Ford, fundador da gigante automotiva Ford. Sob a batuta do experiente carnavalesco Mauro Quintaes, a escola se prepara para contar essa história rica em detalhes e simbolismo.
"Esta é mais uma fábula amazonense que trazemos para o carnaval carioca, contando a saga da indústria Ford, através de seu fundador Henry Ford que, no início do século XX, chegou à conclusão que os quatro ou cinco pneus que o modelo Ford T, carro mais popular produzido à época, custavam mais caro que o próprio veículo", explica Quintaes.
Henry Ford, em um sonho audacioso, decidiu construir uma cidade com todas as características de uma típica cidade americana, batizando-a de Fordlândia. Essa "América dentro da Amazônia" buscava transformar o interior da floresta em um polo de produção de borracha, essencial para sua indústria automotiva. No entanto, a imposição de uma cultura capitalista em um ambiente tão distinto gerou conflitos culturais e ambientais que ressoam até hoje.
O tema, uma importante reflexão sobre a floresta, a natureza e os conflitos entre as identidades culturais, tem pesquisa de Diego Araújo que, pelo terceiro ano, está ao lado do carnavalesco no desenvolvimento dos enredos da vermelha e branca
A sinopse do enredo está prevista para ser entregue na segunda semana de julho, dando início aos preparativos para o desfile. Em 2025, a Porto da Pedra será a quinta escola a desfilar no sábado de carnaval, 1º de março, e promete um espetáculo de cores, história e reflexão.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!