Gratuito
Unidade móvel para detectar e tratar hanseníase chega a São Gonçalo
Carreta estará a partir desta terça (11) em Alcântara

A carreta Roda Hans, unidade móvel da Secretaria Estadual de Saúde, estará estacionada desta terça (11) a sexta-feira (14) em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, para atendimento gratuito de detecção e encaminhamento para tratamento da hanseníase. A unidade móvel ficará no estacionamento do Assaí Atacadista, em Alcântara, das 8h às 17h, com cinco consultórios e um laboratório.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a iniciativa faz parte do calendário de atendimentos voltados ao combate à hanseníase no estado e integra o Programa Roda-Hans, uma parceria com o Ministério da Saúde, a farmacêutica Novartis Brasil, apoiada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
“A ação tem grande importância por levar o serviço móvel para mais perto da população, permitindo rastrear novos casos e disponibilizar o tratamento a quem precisa”, afirmou o subsecretário estadual de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, Mário Sérgio Ribeiro.
O Assaí Atacadista fica na Estrada Raul Veiga, 243, Alcântara. Depois de São Gonçalo, a carreta estará em Guapimirim e Cordeiro até 28 de novembro.
Doença é tratável e curável
A hanseníase é uma doença infecciosa e crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que afeta principalmente a pele, nervos periféricos, olhos e mucosas. Seus sintomas incluem manchas na pele com alteração de sensibilidade, formigamento, perda de pelos e ressecamento da pele.
É importante procurar atendimento médico para diagnóstico precoce e tratamento, que é gratuito e curável no Brasil pelo SUS, e não é transmitida por contato físico como abraços e beijos.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

