Influenza
Vacinação contra a gripe: veja calendário em São Gonçalo
Primeiro dia começa com as crianças

A Estratégia Nacional de Vacinação contra a Influenza 2025 vai começar na quarta-feira (2) em São Gonçalo. Neste primeiro dia, a vacina poderá ser aplicada em crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias e nas gestantes. Ao todo, 60 pontos de vacinação estarão disponíveis.
A maioria funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h. As clínicas municipais Gonçalense do Mutondo e da Família Dr. Zerbini, no Arsenal, abrem durante a semana, das 8h às 21h; e aos sábados, das 8h às 13h, exceto feriados e pontos facultativos.
A partir de quinta-feira (3), idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde e puérperas já podem se vacinar. E na sexta-feira (4), os demais grupos prioritários eleitos pelo Ministério da Saúde: professores do ensino básico e superior; povos indígenas; quilombolas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e trabalhadores dos Correios.
As comorbidades aceitas para a vacinação contra a gripe (pessoas a partir de 6 meses de idade com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais) são: doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, diabetes, doença renal crônica, doença crônica hepática, obesidade, doença neurológica crônica, transplantados, portadores de trissomias e imunossupressão.
“A vacinação previne a infecção pelo vírus e evita os casos graves de gripe, reduzindo as complicações, internações e morte pela doença, principalmente nos grupos de maior risco. A intenção é vacinar todas as pessoas dos grupos prioritários, mas as crianças e idosos – principalmente – não podem deixar de se vacinar. Nosso objetivo é atingir, neste primeiro momento, 90% de todo o público-alvo. Faremos ação no dia 10 de maio, dados sugeridos pelo Ministério da Saúde para a mobilização nacional, conhecida como Dia D, para intensificar a imunização”, disse o secretário de Saúde de São Gonçalo, Gabriel Mello.
Rotina para crianças
A vacina da gripe, a partir deste ano, tornou-se de rotina para as crianças entre seis meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias; idosos com mais de 60 anos e gestantes, entrando para o Calendário Nacional de Vacinação. O imunizante disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) é um trivalente, que protege contra a gripe suína (H1N1), contra a gripe sazonal (H3N2) – que são duas variantes do vírus Influenza tipo A – e contra uma cepa viral da Influenza tipo B.
As contraindicações são para crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com histórico de forma grave de alergia a doses anteriores. Os gonçalenses com febre ou com coronavírus também devem adiar a vacinação até a resolução do caso.
Para se vacinar, é preciso apresentar carteira de vacinação (adulto e criança), identidade ou certidão de nascimento, cartão do SUS ou CPF e comprovação de trabalho ou laudos médicos. Para garantir a vacinação, os gonçalenses devem chegar até às 16h30 nas unidades de saúde durante uma semana. Aos sábados, até 11h30.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!