Cidades

Secretaria de Meio Ambiente realiza eventos dedicados à população em São Gonçalo

Imagem ilustrativa da imagem Secretaria de Meio Ambiente realiza eventos dedicados à população em São Gonçalo
|  Foto: Foto: Renan Otto
Secretaria de Meio Ambiente realizou eventos para a população em Maria Paula. Foto: Renan Otto

A Secretaria de Meio Ambiente de São Gonçalo realizou, na manhã deste sábado (13), na APA Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula, uma manhã de eventos dedicados à população e às questões ambientais da cidade. As atividades foram realizadas através de uma ação conjunta entre as secretarias de Meio Ambiente, Esporte e Lazer e Educação.

Membros da sociedade civil, OAB e da Secretaria de Meio Ambiente participaram da oficina de diagnóstico para o plano de manejo integrado das Apas Estâncias de Pendotiba, Itaoca e Alto do Gaia. Os participantes também debateram a elaboração e formação do conselho gestor das APAs de São Gonçalo.

A oficina é uma capacitação que realizou, a partir da experiência de todos os participantes, um diagnóstico preciso, levando em conta a particularidade de cada uma das Apas. Toda a metodologia da capacitação é norteada pelo plano de manejo de unidades de conservação ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), integrando as populações locais à proteção e à manutenção em longo prazo dessas áreas verdes presentes na cidade de São Gonçalo.

"O mundo inteiro está acompanhando a realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 26), que discutiu a mudança de matrizes energéticas usadas pelo homem e o fomento de U$$ 100 bilhões por parte dos países mais ricos aos países em desenvolvimento para investir nos estudos de novas alternativas energéticas. Com as políticas de preservação ambiental feitas em nossa cidade, saímos na frente pela busca desses investimentos", destacou o subsecretário de Meio Ambiente, Gláucio Brandão.

O próximo passo em relação à formação do conselho gestor e do plano de manejo das APAs será a etapa de planejamento e capacitação dos conselheiros que irão atuar junto às unidades de conservação da cidade.

A primeira oficina participativa de elaboração do plano de manejo e formação do conselho gestor das APAS de São Gonçalo foi uma capacitação com a participação de representantes comunitários e moradores de todas as quatro Áreas de Proteção Ambiental da cidade.

Diversão garantida para a família

Todo segundo sábado de cada mês, a Apa Estâncias de Pendotiba recebe 40 expositores para a feira de artesanato. A iniciativa surgiu da união de mulheres artesãs em ajuda mútua durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19, quando as empreendedoras foram atingidas por dificuldades financeiras. A feira vem atraindo cada vez mais consumidores, com produtos feitos com muito carinho por artesãos e produtores artesanais, como, queijos, manteigas, cosméticos, utilidades para o lar e os mais diversos gêneros alimentícios.

"Hoje temos um público muito diversificado. Recebemos pessoas de São Gonçalo, Rio e até mesmo da Região dos Lagos. Nosso intuito é divulgar o que temos de melhor. As pessoas se encantam pelo local e vêm conhecer a nossa feira", destacou Mônica Lavogade, expositora e uma das organizadoras da feira na APA.

A questão da preservação ambiental também está aliada aos produtos comercializados na feira, através do reaproveitamento de materiais descartados.

"Temos artesãos que utilizam material reciclado, encontrado em caçambas de entulho, malhas que são descartadas por confecções e outros. A ideia é ampliar a fabricação de produtos que sejam sustentáveis, pegar materiais que seriam descartados e transformar em beleza", finalizou.

A expositora Giovana Scanferla, de 23 anos, pela primeira vez levou seus produtos à feira, oferecendo uma variedade de laticínios feitos artesanalmente, como manteigas especiais, queijo minas recheado com goiabada e queijos do tipo meia cura.

"Tenho percebido o crescimento da feira em relação à participação do público e também da valorização dos pequenos produtores. Conheci a feira através de amigas que frequentavam o local e hoje estou expondo pela primeira vez. Os produtos são feitos a partir do leite que buscamos em Papucaia e depois fabricamos tudo aqui em Maria Paula", disse Giovana.

Outro destaque da manhã deste sábado foi a participação da Orquestra Municipal de São Gonçalo, que abrilhantou a feira com clássicos da música brasileira e também internacionais, divertindo e entretendo os visitantes, que puderam desfrutar de uma manhã agradável na APA Estâncias de Pendotiba.

Também foi montado um espaço de recreação infantil, para a diversão das crianças que foram ao local, além da participação da Secretaria de Esporte e Lazer, com aula de ginástica oferecida gratuitamente aos visitantes.

< Prefeitura de São Gonçalo promove ordenamento urbano na Praça da Trindade Maratona com provas de corridas na rua agita feriadão no Rio de Janeiro <