Cidades

Prefeitura de São Gonçalo promove ordenamento urbano na Praça da Trindade

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura de São Gonçalo promove ordenamento urbano na Praça da Trindade
|  Foto: Foto: Prefeitura de São Gonçalo
Prefeitura de São Gonçalo promoverá mudanças na Praça da Trindade. Foto: Prefeitura de São Gonçalo

A Praça da Trindade em breve vai passar por uma ação de ordenamento dos foodtrucks que atuam no local. Em uma ação integrada realizada entre as secretarias de Transportes, Meio Ambiente e subsecretaria de Fiscalização de Posturas, a primeira ação do plano de ordenamento foi realizada na noite desta sexta-feira (12), através de uma reunião com os trabalhadores que atuam na praça.

Os proprietários de food truck foram comunicados pelas secretarias sobre as mudanças que serão realizadas na praça, com objetivo de tornar o local atrativo para os consumidores e também ordenar o tráfego de veículos na região, que atualmente tem boa parte das ruas do entorno da praça ocupada em tempo integral por barracas, trailers e similares. A Secretaria de Meio Ambiente apresentou a campanha 'Limpa São Gonçalo' aos proprietários de comércios, com orientações quanto ao correto descarte do lixo. Toda ação contou com o apoio da Guarda Municipal.

Na ação desta sexta-feira, o plano de ordenamento da praça foi apresentado aos comerciantes locais. Todos aqueles que atuam em food trucks terão seus espaços devidamente demarcados e sinalizados. Para melhorar a fluidez do tráfego na região, os food trucks terão seu horário de atuação das 18h às 6h. Após esse horário, nenhum veículo que comercializa lanches e similares poderá ficar no entorno da praça da Trindade.

"Essas ações de ordenamento que realizamos desde o início do ano são determinações do prefeito Capitão Nelson. O entorno da praça será demarcado com pintura e emplacamento, definindo o espaços exatos que cada um dos food trucks poderão exercer suas atividades. Hoje apresentamos esse planejamento aos comerciantes e já no início de dezembro daremos início às ações de ordenamento e fiscalização na Praça da Trindade", disse o secretário de Transportes, Fábio Lemos.

Nesse primeiro encontro com os comerciantes, ficou estabelecido que todos terão um período para se adequar às mudanças que estão por vir. A Fiscalização de Posturas vai realizar um levantamento de todos os comerciantes que atuam na praça e orientar os trabalhadores que ainda não estão legalizados a buscar regularização junto a subsecretaria.

A partir do dia 1º de dezembro as primeiras ações de fiscalização serão realizadas na praça, com objetivo de coibir irregularidades que ainda persistirem no local.

"Esse ordenamento será algo muito positivo aqui na Praça da Trindade. Será um ganho para os frequentadores desse espaço, que terão um local ordenado e organizado para poder consumir. Desde o início do ano temos realizado ações de ordenamento e vamos intensificar as ações por toda a cidade, sempre buscando o bem estar da população", disse o subsecretário de Fiscalização de Posturas, Rogério Abreu.

Flagrantes de irregularidades

A Praça da Trindade é um ponto de lazer para moradores e frequentadores, com forte vocação para comércio de lanches diversos. O espaço de lazer também é alvo de denúncias de moradores, que relatam que a praça é utilizada como passagem por motociclistas.

Durante a reunião que acontecia com os comerciantes, a Guarda Municipal flagrou dois condutores utilizando a praça como passagem, colocando em risco os pedestres e frequentadores. Um motociclista teve sua moto removida após o flagrante, por não possuir habilitação e documentação do veículo. A moto foi rebocada.

Outro motociclista foi flagrado cometendo a mesma infração, mas foi interceptado pela Guarda Municipal e acabou multado.

A Secretaria de Transportes também realizou fiscalização no entorno da praça e liberou um espaço ocupado irregularmente por carros de passeio, que estavam estacionados em um local destinado à parada de ônibus intermunicipais.

< Saiba quais Seleções já estão garantidas na Copa do Mundo do Catar em 2022 Secretaria de Meio Ambiente realiza eventos dedicados à população em São Gonçalo <