Logo Enfoco


    Cidades

    Secretário diz que não sabia de nova variante da Covid-19 no Rio

    Publicado 17/02/2021 às 12:17 | Autor: Cicero Borges
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News

    Publicada às 12h20. Atualizado às 14h22.

    Secretário estadual de Saúde, Carlos Aberto Chaves. Foto: Marcelo Tavares

    O secretário estadual de Saúde, Carlos Aberto Chaves, declarou, nesta quarta-feira (17), que a secretaria não sabia dos novos casos da variante da Covid-19 no Rio de Janeiro, informado e confirmado pela Fiocruz nesta terça-feira (16).

    Em coletiva de imprensa no fim desta manhã, Chaves criticou a maneira como foram conduzidas as informações da nova variante e a forma que chegou até a pasta pela imprensa.

    "Não sabíamos dos casos e ficamos sabendo pela imprensa. Fomos pegos de surpresa. É um situação extremamente desagradável, seria melhor que dessem o dado pra gente", criticou.

    Casos investigados

    No total, o estado do Rio tem quatro pacientes identificados com a nova variante da Covid-19, conforme divulgado nesta terça pela Fiocruz. Uma outra paciente, uma mulher, foi identificada com a mutação britânica da doença.

    Técnicos da vigilância em saúde do estado informaram que os pacientes serão investigados para saber se foram contaminados fora ou dentro do Rio.

    Todos os pacientes detectados com a nova cepa são do sexo masculino e  idades entre 31 e 55 anos e foram cadastrados como sendo um de Belford Roxo e dois do Rio de Janeiro. O quarto homem foi detectado vindo de Manaus. O paciente de 55 anos, de Belford Roxo, acabou morrendo, mas ainda não há informações se foi decorrência do nova cepa.

    Os resultados dos exames devem ser conhecidos na próxima sexta-feira (19). Até agora, confirmados, são cinco casos sendo um outro tendo como origem o Reino Unido.

    Segundo a secretaria estadual de saúde, 63 pacientes (58 Manaus e 5 de Rondônia) já estavam sendo monitorados pela pasta e estão internados em hospitais do Rio.

    Eles serão submetidos a testes genômicos para fazer um mapeamento das transmissões e os resultados devem sair somente na próxima semana. Atualmente, segundo a secretaria, há no Brasil três variantes da nova cepa do vírus.

    Sobre a vacina, os técnicos da vigilância em saúde do estado ressaltaram que não há confirmação se as vacinas que estão sendo aplicadas no país combatem a mutação, mas que somente estudos poderão confirmar se serão eficazes.

    Críticas

    A todo momento, os secretários, tanto estadual quanto municipal, criticaram a maneira como a informação da nova variante brasileira foram tratadas pelos órgãos de saúde. 

    Carlos Alberto Chaves, secretário de Estado de Saúde, não acredita que o vazamento da informação dada pela Fiocruz nesta terça possa ser sabotagem e espera que as coordenações dos entes federativos sejam melhores conduzidas.

    "Nosso propósito é ser totalmente transparente. Não nos interressa quem vazou. Nossa resposta vai ser imediata. Espero que não seja sabotagem. Há uma descoodenação das esferas e um alinhamento dessas informações", salientou. 

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Niterói retorna vacinação de idosos a partir de 87 anos

    Próximo artigo
    >

    Vídeo: agredido durante assalto na porta de casa em Copacabana

    Relacionados em Cidades